UFSJ, 36 anos: uma construção de todos nós

Publicada em 21/04/2023

Há 36 anos era implantada a Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (Funrei), instituição pública que deu origem, em 2002, à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Neste 21 de abril de 2023, celebramos não somente o tempo de trabalho decorrido, mas uma construção de todos nós – professores, estudantes, técnicos, colaboradores terceirizados e comunidades em que estamos inseridos.

Não bastasse o desenvolvimento econômico e social gerado por sua presença e atuação, a Universidade, apesar de todas as dificuldades vivenciadas, tem dado respostas positivas aos desafios impostos e se reinventado na busca de seu objetivo maior: o ensino público, gratuito e de qualidade.

Recentemente, enfrentamos tempos muito difíceis. A pandemia da covid-19 exigiu da comunidade universitária um grande esforço de readaptação ao cenário que se apresentava. Com muita garra, responsabilidade e espírito de superação, a UFSJ não interrompeu suas atividades acadêmicas e administrativas, como também contribuiu no enfrentamento à pandemia e saiu mais fortalecida.

Não bastassem os percalços da doença mundial, a UFSJ viveu um período de restrição orçamentária que colocou em risco seu próprio funcionamento. Mesmo os constantes cortes governamentais, sobretudo nos setores de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, não impediram que na UFSJ projetos importantes de ensino, pesquisa e extensão seguissem em frente e o atendimento à sociedade fosse possível.

Passadas essas turbulências, a UFSJ se encontra num tempo de novas perspectivas e esperanças. O Governo Federal eleito voltou a colocar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação em pauta. A Educação voltou a ser prioridade: mais bolsas para a pós-graduação, para a pesquisa, para o ensino, para a extensão, para a formação de professores. Em pouco mais de 100 dias do novo governo, o diálogo democrático – franco e construtivo, foi restabelecido.

A UFSJ cresce e se consolida em múltiplos campos. E isso só é possível porque seguimos a vocação que nos caracteriza como instituição: ser uma Universidade construída pela força que emana de todos nós!

Parabéns, UFSJ!