Equipe da UFSJ participa do Scratch Day Latino-Americano

Publicada em 09/05/2023

O Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS) participa, dia 13 de maio, do Scratch Day Latino-Americano 2023 (LATAM 2023), evento on-line de programação que permite às pessoas se expressarem por meio de projetos e de modo criativo.

O LATAM é organizado pela comunidade de Aprendizagem Criativa latina e acontece junto a Maker Faire CDMX mexicana. Neste ano, o tema é a Feira Latina. O evento é gratuito e a inscrição deve ser feita até esta quinta, 11. O site está em espanhol, mas o formulário de inscrição está disponível também em português.

Os falantes do português vão se reunir na Sala 4, para debater o subtema Feira Brasileira, que está sendo organizado pela equipe Cyros da UFSJ, por meio do Núcleo Vertentes de Aprendizagem Criativa, que integra a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), e por outras entidades parceiras.

O convite para a organização da Sala 4 partiu do grupo LCL Latino-americano (Learning Creative Learning), coordenado por Vónica Estrada, por meio do projeto Edukreativos. Para a Maker Faire, o Cyros vai levar, na sexta, 12, a atividade Scratch com Literatura Desplugado.

CyRos
O Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS) foi fundado em 2010. Promove ações voltadas para o desenvolvimento de tecnologias para a promoção humana sustentável. Atualmente, os membros trabalham em projetos nas áreas de robótica, educação, tecnologias assistivas, biomecânica, internet das coisas, indústria 4.0 e inteligência artificial.

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)