CPA divulga resultado da avaliação sobre infraestrutura na UFSJ

Publicada em 09/05/2023

A Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA) publicou o Relatório de Autoavaliação Institucional 2022 cumprindo, assim, uma das etapas previstas na Proposta de Autoavaliação aprovada pelo Conselho Universitário.

O Relatório é um instrumento institucional, construído a partir das avaliações de todos os segmentos da Universidade, sobre os diversos aspectos que constituem a UFSJ, em diálogo fundamental com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023).

De acordo com o presidente da CPA, Douglas Ferreira, as informações coletadas no levantamento têm como meta contribuir para a implementação de melhorias na estrutura das instalações da Universidade. “O questionário dessa pesquisa ofereceu às pessoas que fazem uso dos espaços da UFSJ a oportunidade de mostrar suas impressões sobre os ambientes da instituição. As informações apuradas servirão de base para que se definam as prioridades e investimentos, visando disponibilizar uma melhor qualidade de trabalho e estudo para alunos e servidores.”

Alguns resultados
As notas da pesquisa variaram de 1.0 a 5.0 sendo: muito ruim (1.0 a 1.4); ruim (1.5 a 2.4); regular (2.5 a 3.4); bom (3.5 a 4.4) e muito bom (4.5 a 5.0).

Dentre os diversos itens avaliados, chamou a atenção a limpeza das salas de aula, que em todos os campi foi avaliada com nota acima de 4.0. O estado de conservação das salas de aula do CSL alcançou 4.5. Já o acesso à internet nas salas de aula do CAP obteve 2.6.

Com relação às bibliotecas dos seis campi, todos os itens referentes alcançaram notas 3.5 ou maiores. Destaque para tamanho do espaço físico e limpeza da biblioteca do CSL (4.7), limpeza e segurança da biblioteca do CCO (4.5) e limpeza da biblioteca do CTAN (4.5).

A avaliação das salas de apoio de informática variaram de 2.5 (atualização de softwares nas salas de informática do CSL) a 4.7 (segurança nas salas de informática do CAP).

Sobre a estrutura dos laboratórios, novamente a limpeza foi destacada (4.5 no CSA e CSL), segurança (4.4 no CSL) e serviços prestados pelos funcionários (4.4 no CSL). Os equipamentos de segurança e primeiros socorros nos laboratórios do CSA ficaram com 2.1.

Os restaurantes universitários (RU) também foram avaliados como bom ou muito bom em limpeza (4.4 no CSA) e segurança (4.5 no CDB, 4.4 no CSA). Já no RU do CCO, o acesso à internet e o tempo de espera para servir a refeição tiveram conceitos 1.8 e 2.1, respectivamente.

Quanto aos itens de acessibilidade, se destacou a faixa elevada de pedestre no CCO (4.1), enquanto as informações em Braille não passaram de 2.5 no CDB e CTAN.

Todos os demais resultados estão disponíveis neste link.

Avaliação
A comunidade acadêmica pôde avaliar a estrutura disponível nas salas de aula, salas de apoio de informática, laboratórios, restaurantes universitários, cantinas/trailers e acessibilidade do campus que frequenta. As bibliotecas foram avaliadas quanto ao ambiente e acervos físico e digital. Os professores e técnicos ainda puderam opinar sobre as instalações administrativas.

Todos os participantes avaliaram também as condições dos espaços de convivência, teatros, auditórios e o transporte disponibilizado pela UFSJ. Além de questões sobre as instalações sanitárias e as condições de acessibilidade.

Os locais foram avaliados quanto à frequência de utilização, iluminação, limpeza, acesso à internet, segurança, condições ergonômicas, conforto térmico, estado de conservação, entre outros. No caso dos restaurantes universitários, os participantes opinaram sobre tempo de espera, horários de funcionamento, cardápio e mobiliário. A importância da instalação de livrarias e da construção de ciclovias dentro dos campi são outras questões que os respondentes encontraram no formulário.

Análise de dados
A análise dos resultados da pesquisa permitiu a identificação de pontos fortes e de questões que necessitam maior atenção da gestão e de toda a comunidade da UFSJ.

Participaram todos os segmentos da comunidade acadêmica da UFSJ, dentro do princípio de adesão participativa e responsável. Ao todo, a Autoavaliação Institucional 2022 contou com 2.524 participações.

Todo o processo foi informatizado, de maneira que todos pudessem responder aos questionários de forma on-line. Tal medida permitiu, também, que os resultados, após tabulados e analisados, fossem disponibilizados no Relatório de Autoavaliação Institucional, na página da UFSJ, garantindo a eficiência e a transparência da divulgação.

A devolução dos resultados é uma das prioridades da CPA, objetivando permitir que todos os segmentos possam acompanhar os processos avaliativos da UFSJ, ao mesmo tempo em que procura fortalecer a credibilidade do trabalho da Comissão.