Grupo de pesquisa da UFSJ se apresenta na Itália

Publicada em 09/05/2023

O Casa Aberta, grupo de pesquisa e extensão em Artes Cênicas da UFSJ, sai em Missão de Divulgação de seus trabalhos no exterior, mais especificamente na Itália, durante este mês de maio. Coordenado pela professora Juliana Mota, a comitiva para esse evento conta com a participação do psicanalista e professor da Universidade Veiga de Almeida, Antonio Quinet, e leva à Europa discussões sobre Diálogos entre Arte e Psicanálise.

Nessa sétima edição, a programação inclui, até o dia 13, residência artística com Francesca Della Monica e Ernani Maletta, no Instituto Nacional de Drama Antigo, em Siracusa. E apresentação do espetáculo Motriz, performance da professora do Departamento de Artes da Cena (DEACE/UFSJ), que participou também de mesa-redonda com o tema Inconsciente teatral e voz artística, com Antonio Quinet e Afonso Gucciardo, na comuna italiana de Sciacca.

A VII Missão de Divulgação de Pesquisa do Casa Aberta tem o apoio do Edital de Criação e Circulação Artística da UFSJ, que possibilita, nas palavras de Juliana, essa “rica troca entre diferentes docentes e instituições, para além dos muros da Universidade.”

Itinerários
A interface arte-psicanálise vem de longos anos nos itinerários formativos da coordenadora do Casa Aberta. “Desde o doutorado, me aprofundei na Psicanálise como forma de escrita teatral, uma reinvenção de si. Não é somente contar o que já foi vivido: é a partir da experiência do vivido que consigo ressignificar as histórias e cenas.”

A Missão é um prolongamento das atividades desenvolvidas na UFSJ. Ano passado, o grupo tratou a temática sujeito-arte, circulando pela França, Argentina, Estados Unidos, Chile e diversas partes do Brasil. “Comemoramos 11 anos do Casa Aberta em 2023, num processo contínuo de troca e presença que nunca se acaba. O objetivo é poder levar, cada vez mais, a arte por todos os cantos!”, ressalta Juliana Mota.

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)

Edição: Cibele de Moraes (ASCOM) Orientação: Luciene Tófoli (ASREC)