15ª Semana de Integração Tecnológica comemora 50 anos da Embrapa

Publicada em 11/05/2023

Em 2023, a Embrapa completa 50 anos de importantes contribuições para a sociedade brasileira.

Nesse cenário, no período de 15 a 18 de maio de 2023, a Embrapa Milho e Sorgo comemora regionalmente os 50 anos da Embrapa e realiza a 15ª Semana de Integração Tecnológica (SIT), em Sete Lagoas (MG), com o tradicional apoio da UFSJ.

A SIT trará temas de grande relevância para a agricultura regional e nacional, em um ambiente de conexões entre os setores público e privado, com o propósito de discutir essas transformações, construindo alianças estratégicas portadoras de futuro para implementação de ações desenvolvimentistas.
As inscrições vão até o dia 18 de maio, e podem ser realizadas no site do evento. A programação completa também está disponível aqui.

UFSJ
Atualmente, os representantes da UFSJ na SIT são os professores do Departamento de Ciências Agrárias (DCIAG/CSL), Iran Dias Borges, Édio Costa e André Thomazini. A UFSJ de Sete Lagoas desde 2009 apoia constantemente esse eventos com participação na organização, no oferecimento de palestra e mini curso e estrutura para a realização do evento.

“Em 2023, nos 50 anos da Embrapa, a UFSJ parabeniza e agradece a instituição ícone da pesquisa agropecuária mundial, e reverencia os seus pesquisadores e técnicos por construírem essa imagem, referência para o agro nacional”, pontua o professor Iran.

O evento
Em notícia publicada no site da Embrapa (18/04/23), o engenheiro agrônomo Frederico Botelho, coordenador do evento, reafirma que a SIT é um evento de oportunidades que envolve diferentes públicos. “Os destaques da programação desta edição são as comemorações de 50 anos da Embrapa e 15 anos da SIT, os lançamentos de ativos e a apresentação de soluções tecnológicas, como o BTMAX, o Sistema Antecipe, os bioinsumos (biofertilizantes e bioinseticidas), o sistema de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) e o Movimento Mais Sorgo”, enumera.

Ainda segundo ele, o evento apresentará "uma agenda interinstitucional para a proposição de um programa de desenvolvimento econômico sustentável das cadeias de grãos e proteína animal da região Central-Noroeste de Minas Gerais”, reforça. “O setor agropecuário brasileiro tem experimentado transformações significativas nos últimos tempos, e pelo fato de ser uma atividade econômica complexa e relevante para o estado de Minas Gerais, o Brasil e o mundo, exige de seus atores uma modernização de suas agendas”, completa.

SIT
Criada em 2008, a SIT é um evento de transferência de tecnologia que busca impulsionar o setor agropecuário e tem se consolidado como importante estratégia para o desenvolvimento regional. É realizado pela Embrapa Milho e Sorgo, que, há 15 anos dialoga e interage com o setor produtivo, contando com parceiros como o Sistema Faemg (Faemg/Senar/Inaes/Sindicatos), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Universidade Federal de São João del-Rei, além de cooperativas, fundações de apoio e empresas privadas.

“A SIT é um marco na difusão de tecnologia e extensão rural na região central de MG. São oferecidos aos participantes, mostra de tecnologias cultivares para serem adotadas pelos produtores rurais de todo o território nacional. Nessa oportunidade produtores rurais, técnicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais do agro têm a oportunidade não só de verem a mostra, mas de trocarem experiência e informações”, comenta o professor Iran, representante da UFSJ na SIT.