A vigésima edição do CPC em números: Seminário de Iniciação Científica

Publicada em 31/05/2023

Quantos sentimentos o XX Congresso de Produção Científica e Acadêmica da UFSJ (XX CPC) despertou em alunos, professores, técnicos, em toda a comunidade!

“Esse CPC tem me emocionado! Muita gente interessada, participativa, debatendo... uma UFSJ pulsante! O isolamento social tinha apagado essa memória de uma universidade viva!” A frase é do pró-reitor de Extensão da UFSJ, Francisco Brinati, mas bem que poderia ser uma frase de qualquer um de nós que lá esteve.

Para citar os dados do XXIX Seminário de Iniciação Científica (SIC), um dos eventos que compõem o Congresso: 428 estudantes de graduação finalizaram seus projetos de iniciação científica na UFSJ, e, destes, 165 fizeram as apresentações orais ao longo da semana. Foram 17 pesquisadores externos à UFSJ para avaliação dos trabalhos nos seis campi da UFSJ.

Trabalhos em áreas as mais diversas: 33 das Ciências da Saúde; 30 das Ciências Humanas; 27 das Engenharias; 20 das de Ciências Sociais Aplicadas; 19 das Ciências Exatas e da Terra; 18 das Ciências Agrárias; 11 das Ciências Biológicas; 7 da área de Linguística, Letras e Artes.

Isso sem falar na XX Semana de Extensão Universitária, a Semex, sobre a qual vamos falar mais à frente.

Até 2024, XXI CPC!