O que faz um palhaço de hospital, Doutores?

Publicada em 16/06/2023

O que é o “palhaço de hospital”? É aquele profissional que atua em ambientes hospitalares com o objetivo de levar alegria, entretenimento e distração para pacientes internados. Neste sábado, 17, das 14h às 17h30, no Salão de Peteca do Campus Dom Bosco, o grupo Doutores por um Triz vem justamente debater o papel desse ser da modernidade.

A oficina O que faz o palhaço de hospital? oferece 15 vagas. Para se inscrever, é necessário enviar e-mail para doutoresporumtriz@ufsj.edu.br, informando o interesse em participar do encontro.

Os Doutores
O projeto de extensão Doutores por um Triz é inspirado na experiência de Hunter Adams, médico que propôs, na década de 1960 do século XX, a modificação no tratamento médico, pregando, sobretudo, a humanização no ambiente hospitalar via afeto, como forma de proporcionar momentos de bem-estar àqueles submetidos ao processo de internação.

Se o tratamento médico tem enfoque no sintoma, uma intervenção que vise um maior contato com o humano pode ser considerada meio facilitador da cura e promoção de saúde. Tais mudanças foram tema do filme e do livro O amor é contagioso, que divulgou mundialmente o trabalho desenvolvido pelo Dr. Adams e motivou a criação de diversos grupos que utilizam o riso para superar os traumas inerentes a processos de internação. Com esse objetivo, o grupo Doutores por um Triz, uma atividade voluntária, visa levar alegria não só às crianças portadoras de algum tipo de enfermidade, mas também a adultos e idosos.

Ano passado, o Doutores chegou à maioridade, data saudada por sua coordenadora, Claudia Braga, do curso de Teatro. A TV UFSJ comemorou junto!