Programa Bolsa Permanência inscreve até 30 de junho

Publicada em 16/06/2023

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) abre edital para o Programa de Bolsa Permanência, política pública voltada à concessão de auxílio financeiro a estudantes ‒ sobretudo aos quilombolas e indígenas, em situação de vulnerabilidade socioeconômica ‒, matriculados nas instituições federais de ensino superior, contribuindo assim para a permanência e a diplomação dos beneficiados.

O recurso é creditado diretamente em conta, por meio de cartão nominal de benefício. O valor atual da Bolsa é de R$ 1.400,00. Para se inscrever, os candidatos devem acessar o Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) até o dia 30 deste mês.

Podem participar do Programa de Bolsa Permanência (PBP 2023), os estudantes citados acima, matriculados em cursos de graduação presencial, conforme prevê a Portaria MEC/SESU Nº 9, de 9 de maio de 2023, desde que observadas as demais condições dispostas na Portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013.

O número de vagas oferecidas, início do pagamento das bolsas e o deferimento das inscrições estão condicionados ao repasse de novas orientações por parte do Ministério da Educação.

O edital PBP 2023 na íntegra pode ser encontrado neste link.

Texto: Gabriella Canuto (Estagiária ASREC)