Prêmio Florence Nightingale distingue enfermeiros da UFSJ

Publicada em 16/06/2023

A 24ª edição da Semana da Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) prestou homenagem a três profissionais da UFSJ: os egressos Elbert Costa e Bianca Assis, e o professor Alexandre Ernesto. O Prêmio Florence Nightingale vem reconhecer e valorizar aqueles que se destacam de maneira exemplar no exercício profissional – seja na gestão, na docência ou na assistência –, buscando o desenvolvimento da Enfermagem na região onde atuam.

Esse prêmio é a maior honraria da Enfermagem brasileira. Foram concedidos 36 títulos, em diferentes categorias, segundo critérios como a trajetória e a contribuição para o crescimento profissional, a valorização e o protagonismo da Enfermagem nas dimensões ética, técnica, política, social, científica, cultural e humana.

Homenageados
O enfermeiro Elbert Costa, diretor da Atenção Secundária à Saúde de Divinópolis, foi homenageado pelo reconhecimento de seu trabalho na Secretaria de Saúde do município, onde tem promovido melhorias significativas na qualidade da assistência à saúde. Elbert participou da habilitação do Centro de Atenção Psicossocial Infantil pelo Ministério da Saúde, obteve a certificação ouro da Transmissão Vertical do HIV, implantou a primeira Unidade de Acolhimento Adulto da macrorregião Oeste, criou os ambulatórios de Psiquiatria, da Dengue e o de Síndromes Respiratórias.

Bianca Assis, mestre em Enfermagem e doutoranda pela UFMG, recebeu o prêmio pelo destaque em sua atuação, gestão e assistência em Enfermagem. Especialista em Saúde Pública, Urgência e Emergência, e em Dermatologia, Bianca ocupa atualmente o cargo de responsável técnica na unidade da Estratégia de Saúde da Família no município de Santa Cruz de Minas.

A relevância nos trabalhos em cuidados paliativos no Brasil foi a justificativa para a premiação do professor Alexandre Ernesto, um dos profissionais mais influentes da América Latina nessa temática. “Essas conquistas destacam o orgulho de ser UFSJ e ressaltam a importância do ensino gratuito e de qualidade oferecido pela instituição”, avalia.

Quem foi Florence Nightingale
Florence Nightingale (1820-1910) é considerada a fundadora da Enfermagem moderna. Nasceu em Florença, na Itália, no dia 12 de maio de 1820, filha do milionário William Shore Nightingale. Uma viagem ao Egito despertou sua vocação, numa época em que o cuidado de enfermos não era visto como atividade digna. Em 1860, Florence criou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra, no Hospital Saint Thomas de Londres, após temporada de estudos na Alemanha.

Pioneira no tratamento de feridos em batalhas, no hospital onde eram atendidos os soldados anglo-franceses na Guerra da Criméia, vítimas da cólera e do frio, viu seu trabalho ser reconhecido pela rainha Vitória, que lhe concedeu, em 1883, a Cruz Vermelha Real. Em 1901, Florence Nightingale se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito. 

Texto: Dávila Martins (Estagiária ASREC)