UFSJ presente no The Language Flagship Program 2023

Publicada em 16/06/2023

A cidade de San Francisco sediou, em meados de maio, o The Language Flagship Program, que reuniu autoridades governamentais do National Security and Educational Programs, ligado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que gerencia e financia o Flagship; diretores do Institution of International Education, responsáveis por administrar as bolsas concedidas; autoridades militares da força naval dos Estados Unidos, que oferecem a seus cadetes formação linguística nas seis línguas estratégicas que compõem o Programa; e autoridades acadêmicas, diretores e coordenadores de universidades americanas e estrangeiras participantes do Flagship.

Da UFSJ, estiveram presentes as professoras Liliane Sade, assessora de Assuntos Internacionais (ASSIN), e Carolina Vianini (DELAC), coordenadora pedagógica do Flagship na Universidade, com os parceiros das universidades da Georgia e do Texas.

Internacionalização
As professoras Carolina e Liliane, apresentaram, com os parceiros da Universidade da Geórgia, Robert Moser e Bruno Sales o trabalho The Project-based Language Learning and the Portuguese Flagship Program. A apresentação mostrou a experiência de sucesso realizada com alunos americanos do Programa Flagship trabalhando em colaboração com alunos do curso de Letras da UFSJ. O primeiro resultado deste trabalho conjunto foi a produção e publicação de um e-book bilíngue intitulado The ABCs of Social Justice/ABCs da Justiça Social.

Também presente ao evento, a ex-aluna do Portuguese Flagship Program, Baleigh Preston, que estudou na UFSJ, onde foi bolsista do Inverno Cultural, e hoje trabalha para o NSEP, do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. E os parceiros Orlando Kelm e Jade Diamond (UT), Bruno Sales (UGA) e Júlio Rodriguez (University of Hawaii).

Atualmente, as professoras Carolina e Liliane estão trabalhando em um segundo projeto com os alunos da edição 2023 e alunos de Letras com o tema: desconstrução de estereótipos e valorização da diversidade cultural. Ambos os projetos foram apresentados no Annual Meeting, trazendo visibilidade internacional à UFSJ e contribuindo para o fortalecimento das relações acadêmicas e diplomáticas da Universidade com os Estados Unidos.