Jornalista lança livro de contos com foco na densidade das relações humanas

Publicada em 20/06/2023

Nesta sexta, 23, às 18h, no Centro Cultural UFSJ, acontece o lançamento de Pistas falsas, novo livro do jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves. Natural de São João del-Rei (MG), o autor é também editor, tendo lançado três obras literárias anteriores.

Publicado pela Editora Patuá, Pistas falsas traz situações inesperadas e imprevistas em 59 contos que variam narrativas sobre temas como as relações familiares, a infância, os conflitos amorosos e a vida dos animais. De acordo com o escritor, o título se refere aos jogos de ficção, realidade e memória presentes na obra. “Em alguns textos o leitor pode achar que algo é aquilo e não é. Quem ler o livro perceberá que existem armadilhas dentro do texto”, explica.

O texto de capa é do consagrado escritor Milton Hatoum, para quem muitos trechos da obra subvertem o que se espera de um conto. “Os textos de Pistas falsas podem ser lidos como contos ou crônicas, mas o gênero literário não vem ao caso. O que nesses textos fascina o leitor é a densidade das relações humanas, narradas com brevidade, precisão e, quase sempre, com assombro, surpresa e (auto)ironia. A vingança do escritor é inventar a vida dos outros. Essa frase lapidar parece definir a excelente prosa de ficção de José Eduardo Gonçalves”, afirma Hatoum.

Cartas do Paraíso
Radicado em Belo Horizonte, José Eduardo Gonçalves é autor de Cartas do Paraíso (Mazza, 1998), Vertigem (Record, 2003) e A cidade das memórias flutuantes (Conceito, 2005), tendo sido organizador do livro Ofício da Palavra (Autêntica, 2014), premiado em 2015 como melhor livro teórico do ano pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (FNLIJ). Entre 1999 e 2000, foi editor da revista de cultura Palavra e é um dos editores da Olympio, de arte e literatura.

Serviço
Lançamento do livro Pistas falsas
Centro Cultural UFSJ
Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17
De 18h às 21h
Preço do livro: R$ 60