II Simpósio de Pós-Graduação recebe inscrições

Publicada em 22/06/2023

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ. O evento, que acontecerá de 8 a 10 de agosto, em formato digital, busca debater a realidade da pós-graduação e discutir ações para os avanços necessários.

O II Simpósio é destinado a docentes, técnicos administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação, egressos da pós stricto sensu e profissionais em geral. As inscrições podem ser feitas neste link.

Temática
A programação do II Simpósio está estruturada em minicursos, palestras e mesas-redondas. Um amplo leque de temas de interesse serão discutidos, como a escrita científica, a democratização do conhecimento, a inteligência artificial, entre outros, tendo como linha mestra os Desafios contemporâneos da pós-graduação: perspectivas interdisciplinares.

A coordenação do Simpósio montou uma programação que a prevê a participação de importantes agentes do setor de pós, como o presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, o diretor de Programas de Bolsas no País da Capes, Laerte Guimarães Ferreira Júnior, e também das pesquisadoras da Parent in Science e da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.

Expectativa
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Baldoni, esse evento, diferente do primeiro, ocorre em um cenário nacional marcado por muito otimismo e esperança sobre o futuro do Sistema Nacional de Pós-Graduação. “E é neste cenário propício que iremos debater os problemas atuais para projetar ações para o futuro da pós-graduação brasileira e da UFSJ, com o objetivo primordial de formar recursos humanos qualificados para atender às demandas sociais”, comenta.

Com a presença dos representantes das agências de fomento, segundo Baldoni, “poderemos discutir as demandas atuais, ouvir as perspectivas e políticas vindouras e propor ações que impulsionem a captação de recursos para o fomento das pesquisas institucionais no âmbito da pós-graduação da UFSJ.” Além disso, incrementa um ambiente propício para análise de experiências exitosas, contribuindo com a formação qualificada dos pós-graduandos da nossa instituição. “Com tudo isso, esperamos que o II Simpósio potencialize as estratégias e ações, individuais, coletivas e institucionais, para mais avanços da pós-graduação da UFSJ”, conclui o pró-reitor.