Reitor da UFSJ vai à China em busca de parcerias

Publicada em 27/06/2023

O reitor Marcelo Andrade está em missão na China, com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), onde participa, até a próxima semana, de encontros e visitas a diversas entidades daquele país. O intuito é estabelecer parcerias e convênios, a fim de fortalecer a cooperação acadêmico-científica entre os dois países, com a formação de redes de intercâmbio. A UFSJ é uma das 20 instituições de ensino superior do Brasil, dentre as 88 que constituem o GCUB, selecionada para a visita, contando, inclusive, com todas as despesas pagas pelo Grupo.

De acordo com o reitor, essa oportunidade é muito importante, uma vez que abre a possibilidade de “alargar as fronteiras da UFSJ, principalmente no que diz respeito à pesquisa. Já temos vários docentes interessados em parcerias com pesquisadores chineses. No mundo contemporâneo, a formação de redes transnacionais nesses setores é capaz de impulsionar não só o desenvolvimento acadêmico-científico, mas abrir outras frentes importantes de financiamento”, destacou.

A Universidade de Donghua, em Xangai, foi a primeira instituição visitada pela comitiva brasileira em missão à China. A instituição pública, localizada no leste chinês, firmou convênio com as universidades do Brasil na manhã desta terça, 27. Marcelo informou que a universidade chinesa tem muito interesse em receber pesquisadores e estudantes brasileiros e também enviar para o Brasil os acadêmicos chineses.

Além da Universidade de Donghua, a comitiva brasileira deve visitar a Universidade Normal de Hebei (Xangai), a Universidade de Agricultura e Floresta de Zhejiang e instituições educacionais da Província de Hebei e de Pequim. A visita termina dia 7 de julho.

Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas