O que o 34º Inverno Cultural reserva para você?

Publicada em 27/06/2023

Mais de 90 atrações e oficinas, presenciais e on-line, compõem a programação do Inverno Cultural deste ano. O dia 8 de julho marca o início da 34ª edição do festival, que tem como tema Operários da Arte, inspirado no quadro Operários, de Tarsila do Amaral, que reflete sobre as questões que envolvem o trabalho artístico no país. As atividades são totalmente gratuitas e se dividem nas áreas de Música, Artes Cênicas, Arte-Educação, Literatura e Artes Visuais.

Com lançamentos de CD’s, blocos carnavalescos, concertos e shows dos mais diversos gêneros musicais, como choro, punk e rap, a programação musical deste ano coloca em destaque atrações que propõem novas perspectivas sobre narrativas latino-americanas. Serão cerca de 20 apresentações de grupos recém-formados e de artistas com trajetória nacional comprovada. Enquanto isso, as oficinas abrangem temáticas sobre o mercado digital da Música, manuseio de instrumentos e ritmos musicais.

Nas Artes Cênicas, as oficinas são muitas: desde trabalhos com poéticas teatrais a atividades com coreografia. Já os espetáculos, de palco e de rua, somam mais de dez apresentações para todos os públicos e serão realizados pelos muitos locais que circundam os campi da UFSJ.

Para a Literatura, além do tradicional lançamento de livros, as performances poéticas e as oficinas sobre produções literárias guardam um lugar especial na programação, totalizando oito trabalhos de artistas das mais variadas regiões do país.

As artes visuais trazem a exibição de 11 curtas e longa-metragens na Mostra Audiovisual, enquanto, nas exposições, nove artistas exibem suas obras. Fotografias, cerâmicas, pinturas e esculturas são algumas das categorias das intervenções artísticas. As mostras audiovisuais acontecerão em todas as cidades, enquanto as exposições estarão disponíveis em São João del-Rei.

E a criançada?
O público infantil não ficou de fora: o Inverno Cultural também reservou muita diversão para as crianças! Desde atividades interativas à contação de histórias e peças teatrais, os pequenos poderão curtir o fim do período letivo com cerca de 15 oficinas e vivências infantis de todas as áreas.

3ª Semana de Produção Artística
Este ano também ocorrerá a Semana de Produção Artística da UFSJ (III Separt). Em sua terceira edição, a Semana acontece paralelamente ao Inverno Cultural, e conta com 10 participantes em mesas presencial e on-line. Você pode conferir as discussões propostas no site do Inverno Cultural, disponível neste link.

Inverno Cultural
O Inverno Cultural é um evento organizado pela Universidade Federal de São João del-Rei. Há mais de 30 anos, o festival reúne artistas de todo o Brasil para promover a valorização de distintas manifestações artísticas e culturais. As atrações e oficinas acontecem em espaços públicos das cidades de São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco, entre os dias 8 e 16 de julho. As atividades são gratuitas e trazem, nesta edição, o tema Operários da Arte, homenagem aos 90 anos do icônico quadro da modernista Tarsila do Amaral.

 

Texto: Clarice Muscalu
Bolsista de extensão
Edição: Chico Brinati