Colóquio de Cultura e Educação Ibérica: em agosto, na UFSJ

Publicada em 27/06/2023

A UFSJ sedia, no período de 8 a 11 de agosto, o VI Colóquio Internacional Cultura e Educação no Mundo Ibérico (CEIBERO). O Colóquio recebe pesquisadores brasileiros e estrangeiros que pesquisam a cultura escrita e práticas educativas no Antigo Regime Ibérico (particularmente entre o fim do século XVII e o início do século XIX). As inscrições vão até esta sexta, 30.

Trata-se de evento já consolidado, que ocorre a cada dois anos. A última edição ocorreu em 2021, na cidade de Londrina (PR) em formato remoto, devido às condições impostas pela pandemia da covid-19.

A presente edição busca estreitar o diálogo com pesquisas que enfocam instituições e seus componentes num mundo supostamente ilustrado, as relações entre instrução e educação para a formação dos quadros administrativos no Império português, as relações entre atividades econômicas, formação profissional e projetos educacionais, relações entre Iluminismo e cultura escrita, e entre esta e práticas culturais e educativas como mediadoras de sociabilidades.

“A cada nova edição do evento, temos buscado realizá-lo em instituições diferentes. Em 2012, 2014, 2016 e 2018, seu nome foi Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa, alinhando-se ao então nome daquele grupo de pesquisa”, explica a professora do Departamento de Ciências da Educação, Kelly Julio. Os colóquios foram realizados, respectivamente, na UFMG, UFOP, UFPR e UFVJM. Na edição de Londrina, foi rebatizado, recebendo o título atual.

A escolha da UFSJ seguiu a tradição das edições anteriores, levando em conta o vínculo institucional do futuro coordenador, as possibilidades de intercâmbio entre investigadores da área, o estímulo à produção e divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo. A professora Kelly Julio, que faz parte do Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos, destaca ainda o fato de São João del-Rei estar geograficamente bem localizada, permitindo trazer pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do exterior, além de ser um polo importante para pesquisas sobre o período.

Para os cursos de graduação e pós, Kelly destaca “que o evento é uma oportunidade para que os discentes tenham condições de conhecer temas e período muito pouco estudados, sendo uma possibilidade de incentivar pesquisas ligadas aos temas e tempos históricos que serão abordados.”