Aprovada nova resolução sobre pós-graduação lato sensu na UFSJ

Publicada em 30/06/2023

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP) aprovou a Resolução nº 009, de 21/06/2023, que regulamenta os programas de pós-graduação lato sensu da UFSJ. A tarefa de revisão das normativas internas ainda em vigência e a proposição das novas diretrizes se estendeu por todo o ano de 2022. “Foi um trabalho coletivo, harmonioso e produtivo, que envolveu representantes da PROPE, do NEAD e do Setor de Convênios e Apoio a Projetos da PPLAN, docentes e técnicos com experiência em pós-graduação lato sensu”, salientou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ (PROPE), André Baldoni.

Dentre as principais mudanças implementadas, destacam-se medidas que consideram as particularidades dos cursos oferecidos pelo NEAD e pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir de agora, os cursos de caráter permanente oferecidos nessa modalidade não passam por nova aprovação no CONEP a cada nova turma. A Resolução 009 também prevê inscrição especial em disciplinas ou módulos isolados, com a finalidade exclusiva de permitir a conclusão de um curso lato sensu previamente realizado.

Outro aspecto relevante é o tratamento especial para cumprimento de atividades acadêmicas destinado a gestantes, a pessoas em estado de saúde física ou mental incompatível com a frequência e a indivíduos que seguem preceitos religiosos específicos.

O professor Renê Oliveira do Couto foi o relator do processo que sancionou a nova resolução. “Com as mudanças aprovadas, a UFSJ busca promover uma pós-graduação mais atualizada e adaptada às necessidades dos estudantes e da sociedade em geral”, analisa.

Fizeram parte da comissão que propôs as novas normas para a pós-graduação lato sensu na UFSJ os professores André Baldoni, Daniel Borba, Daniela Martins, Rejane Correa, Patrícia Tempesta, Richardson Miranda, Rosangela Maria, Vanessa Regina e Vera Lúcia Lopes.

Texto: Dávila Martins (Estagiária ASREC)