Não só admirar: saiba como se inscrever nas oficinas do Inverno Cultural

Publicada em 30/06/2023

Estão abertas as inscrições para as 38 oficinas e vivências do 34º Inverno Cultural UFSJ. Existem duas opções para você se inscrever: on-line, no site do evento, ou presencialmente, no Centro Cultural, que fica no Largo do Carmo, no horário de 8h às 17h, de segunda à sexta. Tem atividades remotas e ao vivo, distribuídas nas áreas de Artes Cênicas, Arte-Educação, Artes Visuais, Literatura e Música. Vai ter movimento nos arredores do Centro Histórico de SJDR, nos campi da UFSJ e em espaços artísticos das cidades de Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco.

Marca registrada do evento, todas as oficinas são gratuitas. Oferecem uma imersão ativa nas mais diversas áreas, procurando estabelecer uma ligação mais próxima entre moradores, oficineiros e práticas artísticas, que contribui para a formação de mentalidades.

Na busca de dar voz e espaço aos trabalhadores da arte, temática abordada pelo festival deste ano, as oficinas de Artes Cênicas e Visuais são muitas: de literaturas teatrais a movimentos coletivos de dança pelos lugares que ocupam. Não só profissionais e estudantes da área têm vez – técnicas de iniciação teatral para todas as idades constam também nas opções deste ano.

Literatura, arte e música
As oficinas possibilitam experiências únicas aos participantes, como a convivência entre artistas de influência nacional, docentes e audiência.

O público-alvo é vasto, com opções para crianças de, no mínimo, três anos, na busca de florescer nos pequenos o olhar sensível para as artes. Professores, estudantes, produtores são também chamados a arquitetar essa emoção coletiva.

Operários da Arte
Esse é o tema do 34º Inverno Cultural UFSJ, que tem como grande inspiração o quadro Operários, de Tarsila do Amaral. Nessa releitura, os trabalhadores da arte merecem destaque por suas conquistas, lutas e desafios. Todos os que ganham a vida por meio da arte são os novos rostos dessa moldura que constroem a Arte. A desvalorização da classe artística começa a ser revertida, depois de toda a dificuldade que se ampliou diante de um cenário pandêmico e conservador, no qual o descaso governamental manteve as atividades culturais fora das ruas, afastada do público.

“A ideia é que a gente possa trabalhar várias questões, tanto da classe artística e dos direitos desses trabalhadores, que sofreram tanto com o isolamento social, quanto também dialogar com a memória afetiva dessa cidade, que teve um momento histórico marcante com as fábricas”, relata o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFSJ, Chico Brinati, coordenador geral do festival.

O 34º Inverno Cultural UFSJ acontece de 8 a 16 de julho. Para realizar sua inscrição on-line, acesse https://invernocultural.ufsj.edu.br/oficinas e siga as instruções. Vem pro Inverno!

Texto: Sarah Resende
Edição: Cibele de Moraes