Setec e NTInf modernizam laboratórios e criam novos espaços para ensino e pesquisa na UFSJ

Publicada em 07/07/2023

Um trabalho conjunto das equipes do Setec (Setor de Tecnologia Informacional e Educacional) e do NTInf (Núcleo de Tecnologia da Informação) da UFSJ está garantindo à comunidade universitária mais conforto, segurança, rapidez, performance e resultados. Isto porque já estão em funcionamento três novos laboratórios dedicados especificamente ao ensino. No total, são 11 espaços que abrangem também a área de pesquisa nos campi de São João del-Rei, implementados com novos suportes tecnológicos tanto do ponto de vista de software quanto de hardware.

O chefe do Setec, Anderson Washington dos Santos, esclarece que a renovação e a nova estrutura dos laboratórios foram possíveis a partir da aquisição de 100 novos computadores, por meio de licitação no final de 2022. “São máquinas modernas, com configuração de ponta. Fizemos uma grande força-tarefa, com auxílio do NtInf, para que tudo ficasse pronto e pudesse atender a uma demanda antiga da comunidade”, ressalta. Ele garante que nos próximos meses entra em funcionamento mais um laboratório de pesquisa, que será o décimo primeiro espaço, alocado na biblioteca do Ctan.

Máquinas modernas e programas avançados
Anderson lembra que a última grande atualização dos laboratórios aconteceu em 2017 e muitas máquinas estavam obsoletas, o que acabava gerando uma subutilização dos espaços e até uma frustração dos usuários. Segundo Rodrigo, essa realidade hoje é outra. “Os novos computadores contam com processador i.7, 16 Gb de memória, SSD de 512 Gb, monitor de 21 polegadas, licença original Windows 11 Pro, pacote office completo, placa de vídeo dedicada de 4 Gb. Tudo com três anos de garantia. São máquinas que propiciam uma qualidade muito superior ao ensino. Elas suportam, por exemplo, programas muito específicos e que são necessários, principalmente nas áreas mais complexas e de tecnologia”, esclarece.

Rodrigo faz questão de ressaltar, ainda, que a compra dos novos computadores só foi possível porque já existia um projeto com tal finalidade. Ele conta que apesar de todos os contingenciamentos e corte de verbas que as federais sofreram no ano passado, no governo Bolsonaro, as pró-reitorias de Administração e de Planejamento sempre estiveram atentas e prontas para atender recursos repassados na última hora. “É um trabalho de equipe e que vem ao encontro do programa de campanha da atual gestão, que pretendia a atualização desses laboratórios. Fizemos os estudos necessários, com um empenho muito grande do Setec, principalmente, e atingimos o objetivo. Aproveito, inclusive, para deixar meu agradecimento ao pessoal de contratação de tecnologia da informação, Paulo Almeida, e as estagiárias Milene e Andressa, que se desdobraram para que tudo desse certo”, destaca.

Além da montagem, o Setec também é responsável pela logística para o uso dos espaços dedicados ao ensino. Anderson faz questão de frisar que os laboratórios estão abertos para todos os cursos. “Basta que os professores agendem junto ao Setec os dias e horários que necessitam. Nossa expectativa, a partir dessa atualização, é que a demanda, que não é pequena, cresça ainda mais. Os laboratórios de ensino estão localizados nas salas 1.04, 4.04 e 4.12, no Campus Santo Antônio; na sala 2.48 B, no Campus Dom Bosco; e nas salas 2.02 e 3.02 A, no Campus Tancredo Neves.

Laboratórios de pesquisa são abertos a toda comunidade
Quanto aos laboratórios dedicados à pesquisa, eles podem ser utilizados por toda a comunidade acadêmica, e até a externa, sem a necessidade de agendamento prévio. O aluno Luciano Zaquia de Sousa Castro, do curso de Engenharia Elétrica, é um dos usuários que se beneficia dessa estrutura oferecida pela UFSJ. “Geralmente, eu venho para a biblioteca para usar, mesmo porque meu notebook, na realidade, é muito antigo e não funciona direito. Aqui na biblioteca, o computador funciona bem, a internet também e é um lugar calmo. Pra mim, tem sido bastante satisfatório”, explica.

Os laboratórios de pesquisa estão localizados nas bibliotecas do CSA e CDB, além das salas 2.48 A, no CDB, e 2.04, no Ctan.

Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas