"Operários da arte" tomam conta do palco do 34º Inverno Cultural UFSJ

Publicada em 07/07/2023

O Inverno Cultural UFSJ, um dos principais festivais de artes integradas do interior do Brasil, está pronto para mais uma edição repleta de atividades que valorizam as diversas expressões artísticas e culturais. Com uma história de 33 edições desde 1988, o festival ocorre durante as férias letivas do meio do ano da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e se tornou uma referência na cidade e na região do Campo das Vertentes.

A cada ano, o Inverno Cultural encanta o público com uma programação totalmente gratuita, distribuída por diferentes espaços públicos, campi da UFSJ e equipamentos culturais como teatros, galerias, museus e centros culturais. Essa distribuição forma um circuito que convida os participantes a vivenciarem encontros na cidade por meio da arte e da cultura, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e a produção artística.

O festival está organizado em cinco áreas temáticas: Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música, que abrangem diferentes manifestações e proporcionam a realização de ações representativas nos variados espectros dos processos artístico-culturais. Com isso, o evento busca contemplar a diversidade e promover uma programação rica e inclusiva.

A edição deste ano tem como tema Operários da Arte, inspirado nos 90 anos do quadro Operários, de Tarsila do Amaral, artista plástica modernista brasileira. A obra retrata cinquenta e um rostos, muitos sobrepostos, sem registrar seus corpos. Essa representação simbólica da massificação do trabalho serve como ponto de partida para refletir sobre o contexto atual e o papel das pessoas que trabalham com as diversas manifestações artísticas. O festival busca destacar não apenas os artistas, mas também os profissionais que compõem a produção, a construção e a reflexão sobre a arte.

Entre os dias 8 e 16 de julho, dezenas de artistas de renome se unirão para levar a cultura às cidades mineiras de São João del-Rei, Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas, cidades onde estão localizados os seis campi da UFSJ. Serão apresentações teatrais, exposições de artes visuais, lançamentos literários, concertos musicais e muito mais. O público poderá desfrutar de uma programação intensa, com opções para todas as idades e gostos, que irá enriquecer a vivência cultural na região.

Com programação diversificada e entrada gratuita, o 34º Inverno Cultural UFSJ promete atrair um público amplo e proporcionar momentos de reflexão, encantamento e fruição cultural. São João del-Rei e as demais cidades contempladas se preparam para receber essa celebração da arte e cultura, reafirmando o compromisso de fortalecer os laços entre a comunidade e as expressões artísticas que nos rodeiam.

A abertura oficial acontece amanhã, às 14 horas, no Solar da Baronesa. O evento vai até o dia 16 de julho. Confira toda a programação em nossas redes:
https://invernocultural.ufsj.edu.br/
https://www.instagram.com/invernocultural/
https://www.facebook.com/invernocultural
https://invernocultural.ufsj.edu.br/podcasts