"Joãos" reúne histórias e personalidades marcantes da Cidade dos Sinos

Publicada em 07/07/2023

A história de São João del-Rei pode ter sua pluralidade expressa de diversas formas. As paredes dos prédios históricos estampam a trajetória centenária e emblemática, mas é no cotidiano contemporâneo que se esconde a essência do que é ser sãojoanense.

Pensando nisso, com a coordenação do professor Jairo Faria Mendes (conhecido como Jairo Fará), os alunos do sexto período de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ construíram o livro-reportagem Joãos. A coletânea de reportagens e perfis ilustra as principais características de São João, e sobretudo, sua hospitalidade e carisma.

O livro conta as histórias do carnaval no Pantanal, da vida noturna dos estudantes, dos bares, das bikes, da música. As conversas com personalidades como Tutuca, Carminha e Francisco Tito ilustram as relações que podem ser construídas aqui. Além disso, a obra traz experiências jornalísticas ousadas, como a produção de um perfil de cachorro, narrado em primeira pessoa.

Joãos é um exemplo de sensibilidade no Jornalismo. Do jornalista que observa e enxerga a beleza da vida, das pessoas, do cotidiano, das pequenas coisas. Um fazer jornalístico que mostra que a vida é mais interessante que a ficção e que o cotidiano não é banal”, contou Jairo, que idealizou o trabalho.

Segundo ele, a mistura do Jornalismo e da Literatura levou a obra a outro nível de profundidade e subjetividade, revelando outros aspectos da Cidade dos Sinos. “Os alunos fizeram um belo trabalho que contribui para entender as várias “Joãos”, ou seja, as várias São João del-Reis. João, um nome masculino, torna-se feminino ao se referir a essa cidade cheia de mistérios e belezas”, declarou.

A diagramação feita por mim, também aluna do curso, foi um desafio gostoso de enfrentar. Busquei harmonizar os elementos de forma a valorizar cada história e cada imagem colocada ali. Exaltar a beleza e a pluralidade de São João através das páginas, para que cada leitor possa se admirar por essa cidade tanto quanto eu.

O livro pode ser lido na íntegra neste link.

Texto: Ana Isa Moura, aluna de Jornalismo na UFSJ
Edição: Jairo Faria Mendes (DCOMS)