Programação do primeiro domingo tem visita mediada, shows e mostra audiovisual

Publicada em 09/07/2023

Um leque variado de atrações para todos os gostos poderá ser curtido pelo público neste domingo, 9, dentro da programação do 34º Inverno Cultural. Shows variados e uma visita mediada são destaques do menu neste segundo dia do festival da UFSJ.

O domingo de eventos pela manhã, às 9h, com a Visita mediada no Centro Histórico de São João del-Rei: história e arquitetura. O arquiteto Marcos Vinícius Teles Guimarães, por cerca de duas horas, conduzirá o público num passeio pelos marcos históricos e arquitetônicos de uma das mais importantes cidades coloniais do Brasil. É recomendável usar roupa confortável e levar sua garrafinha de água. A concentração é no Largo do Carmo.

Às 10h, perto dali, na famosa Rua da Cachaça, crianças e adultos vão se encantar com o espetáculo de marionetes Trabalhadores, do grupo gaúcho Varanda Cultural. Trata-se de uma proposta inédita de apresentação de teatro de marionetes, cuja ideia é narrar poeticamente o cotidiano de trabalhadores e trabalhadoras populares por meio dos seus gestos em situações cotidianas. A censura é livre e a diversão, garantida!

Às 11h, no Centro Cultural da UFSJ, a artista, diretora e educadora em Teatro, Taciana France, conduz o debate Errâncias urbanas, o qual apresenta uma pesquisa sobre a prática da performance na intervenção urbana. A autora apresentará seu livro e convida para uma roda de conversa. Esse evento é destinado a artistas, estudantes e demais interessados sobre a arte da performance e sua potência transformadora.

Às 14h, também no Centro Cultural, está programada a abertura da Mostra Audiovisual do 34º Inverno Cultural, em formato híbrido: presencial e on-line. Para a mesa de abertura das produções, está prevista a exibição do média-metragem Hoje ainda é ontem no Bento, do professor Adriano Medeiros (UFOP), que focaliza o desastre da barragem no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), ocorrido em 2015, sob a ótica de sete desabrigados por este crime ambiental.

A partir das 16h, na Rua da Cachaça, acontece o show Movimiento, em que a cantora Analía Chernavsky apresenta seu disco homônimo, baseado na produção de cantautores uruguaios das décadas de 1970 a 1990. O repertório é recriado a partir de misturas de diferentes ritmos e estilos. Analía Chernavsky (voz) se apresenta ao lado dos músicos Orlando Martínez (violão), Elvir Barreto (acordeão) e Lucas Casacio (bateria e percussão).

Nordestes
Os ritmos nordestinos como o xote e o forró dão o tom da apresentação do musical Nordestes, pela UFSJazz Band, a partir das 18h, no Theatro Municipal de São João del-Rei (Rua Hermílio Alves, no Centro). No estilo das big bands, o grupo musical é formado por professores e estudantes do curso de Música, além de instrumentistas da comunidade são-joanense. Para o grupo, trabalhar o repertório nordestino é explorar novos territórios sonoros.

Às 19h, no Teatro Municipal, o Eduardo Machado Quinteto apresenta show em torno do repertório autoral do seu 10º álbum, Do Nato Samba Jazz, homenagem ao músico João Donato, uma das maiores referências da MPB. No show, Eduardo será acompanhado por Diego Garbin (trompete), Clayton Sousa (saxofone), Ivan Teixeira (teclado) e Daniel Padovan (bateria).

O primeiro domingo do Inverno Cultural termina às 20h, com o espetáculo teatral Calmaria, encenado na Sala Preta (CTAN). É um espetáculo sobre uma família que mora em um barco em alto mar. O texto é de Maria Clara Ferrer e Thiago David e o elenco é formado por estudantes do curso de Teatro da UFSJ.

Divinópolis
Crianças e adultos de Divinópolis terão dois eventos imperdíveis no entardecer deste domingo. Às 16h, atores da Maria Cutia Produções Culturais, encenam o espetáculo Na roda – um espetáculo brincante, no qual atores brincantes, caracterizados como palhaços usando máscaras, contam e cantam histórias, a partir do repertório de canções folclóricas do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas. A encenação acontece em frente à Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva: Vereda Dr. Waldemar Rausch, 200 – Bairro Santa Clara.

Também neste local, às 18h, o espetáculo cênico-musical As Cantadeiras entra no circuito. Desdobramento do projeto de extensão As nossas canções: trilhas sonoras de vida e cantorias na cidade, e dos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa e Extensão CASA ABERTA da UFSJ, o espetáculo reúne histórias contadas pelos moradores de São João del-Rei e pelos próprios atores.

Ouro Branco
Já em Ouro Branco, às 16h, na Praça das Rotas, situada atrás da Matriz de Santo Antônio, haverá apresentação do show Cavaquinho em todos os tons, pelo músico Lucas Ladeia e grupo, que traz para o tradicional chorinho brasileiro novos arranjos e roupagens.

Acompanhe a programação completa do festival, que conta com mais de 90 apresentações, assim como a cobertura de bastidores e entrevistas. Siga nossas redes! Vem pro Inverno!