Egressa da UFSJ coleciona prêmios internacionais de piano

Publicada em 17/08/2023

Graduada em 2019 pela UFSJ, a pianista Gabriela Vieira foi premiada em duas competições internacionais de Música em 2023. Ganhou cinco prêmios no Global Genius Music Competition e o primeiro lugar no Carles and Sofia Internacional Piano Competition.

Natural de Araçuaí (MG), Gabriela Vieira começou sua formação pianística em 2013, no programa de extensão Vivências Musicais da UFSJ. No ano seguinte, ingressou na graduação em Música, onde estudou sob orientação da professora Carla Reis.

Expressivo
Os cinco prêmios faturados no Global Genius são um grande motivo de orgulho para a artista. Trata-se de uma competição on-line de música clássica aberta a participantes de todos os países do mundo. É uma oportunidade aos concorrentes de mostrar sua musicalidade ao júri de músicos e professores internacionalmente renomados.

Nesse certame, Gabriela Vieira recebeu os prêmios: Top 1 da Temporada, concedido ao candidato que recebeu maior número total de pontos de genialidade no período; Medalha de Platina (superior à de Ouro) na categoria Período Romântico; Medalha de Ouro como pianista de idade maior que 22 anos; e os especiais Gênio Musical Expressivo e Gênio Artístico Musical Poético, prêmios extra concedidos pelo júri de acordo com o desempenho do candidato. Não bastasse, além dos prêmios e certificados, o nome e foto da jovem artista está no hall da fama do website do concurso e terá o áudio de sua apresentação publicado no canal True Art Music Soundcloud.

“Busco todo dia superar minhas limitações e ser uma pianista melhor. Se eu puder ser exemplo de dedicação e superação para as pessoas que me acompanham, todo o esforço e trabalho terão valido ainda mais a pena”, escreveu Gabriela em seu Instagram.

Carles & Sofia
O Concurso Internacional de Piano Carles & Sofia é também uma disputa global. Idealizado pelos dois concertistas mundialmente renomados, artistas oficiais da fabricante de pianos Steinway, a missão principal do concurso é descobrir verdadeiros artistas com forte personalidade musical, sensibilidade e poder de comunicação, e ajudá-los a impulsionar suas carreiras. O júri é formado por pianistas internacionalmente reconhecidos de diversos países. Nessa competição, Gabriela Vieira recebeu o prêmio Bronze Hands, categoria Profissional, concedido aos candidatos que ficaram em terceiro lugar na competição.

Empenho e vitórias
Por sua dedicação, Gabriela vem construindo uma carreira de sucesso, vencendo outras competições nacionais e internacionais de piano. Ela foi primeiro lugar no Concurso Nacional de Piano Professor Abrão Calil Neto, em 2021. Nesse mesmo concurso, recebeu os prêmios especiais de melhor intérprete de Bach, melhor intérprete da obra Cascata, de Rodrigo Lima, e melhor intérprete do mesmo compositor, homenageado naquela edição do concurso. Conquistou também o segundo lugar no Concurso Nacional de Piano Souza Lima, de São Paulo, e recebeu menção honrosa no Cora Pavan Capparelli (Uberlândia-MG), em 2021.

Visando ao seu aperfeiçoamento artístico, ela participou de diversas masterclasses com pianistas de destaque no cenário nacional e internacional, além de festivais de música em Minas Gerais. Em 2022,esteve entre os 10 bolsistas selecionados para participar do Festival de Música Saramenha, em Ouro Preto (MG), com o aclamado pianista Cristian Budu. Atualmente, a artista faz parte da classe de piano da professora Laura Boaventura, na UFMG.