Estação fotovoltaica no CSL garante economia e energia renovável

Publicada em 28/08/2023

O Campus Sete Lagoas (CSL) conta com um novo recurso: uma estação de energia solar fotovoltaica, em funcionamento desde dezembro de 2022. Trata-se de um tipo de geração de energia totalmente renovável, inesgotável e não poluente.

De acordo com o engenheiro eletricista da Divisão de Projetos e Obras (DPROB), Caio Eduardo Silva, a iniciativa foi implementada como um projeto piloto para avaliar, em um primeiro momento, qual o funcionamento, impacto e benefícios dessa mudança.

Como funciona?
As placas fotovoltaicas transformam a energia solar em energia elétrica, por meio do efeito fotoelétrico, ou seja: os painéis captam a radiação solar e transformam a luz (fótons) em elétrons.

A estação fotovoltaica no CSL é um sistema de 30 quilowatt-pico, com 84 módulos de 360 watts, capaz de gerar, em média, 3.750 kilowatts por hora/mês. Em termos práticos, isso representa uma economia de 10% do consumo de energia total do campus, explica Caio Silva.

?A implementação no CSL abriu portas para a futura instalação deste sistema nos outros campi da UFSJ, dessa vez com usinas de proporções bem maiores. Espera-se chegar a uma geração de energia que abarque mais de 80% do consumo total da UFSJ?, destaca.

A expectativa é de que, até o próximo ano, já estejam viabilizadas as contratações para implementação dessa estação nos demais campi da Universidade. Além da significativa economia, o projeto fomenta ações sustentáveis e ecológicas de geração de recursos, extremamente necessárias para a preservação do meio ambiente.

 

Texto: Gabriella Canuto (estagiária ASREC)
Edição: Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas da UFSJ