Evento no CSL receberá produtores e profissionais do agro

Publicada em 29/08/2023

O IX Dia de Campo – GEFIT já tem data marcada. Dia 15 de setembro, das 9h às 16h10, no Campus Sete Lagoas (CSL), tem lugar a nona edição do evento, idealizado pelo Grupo de Estudos em Fitotecnia da UFSJ (GEFIT).

O tema deste ano, Plantas de cobertura na estruturação do solo para sistema de cultivo intensivo com milho e soja, foi debatido e escolhido pela comissão do evento, formada por servidores da UFSJ, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-MG) e da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS).

A produção contínua de milho e soja na região central de Minas intensifica o uso do solo, que precisa de cuidados para garantir a sustentabilidade no sistema. Estratégias de manejo contribuem para a manutenção e estruturação do solo, bem como para bons índices de produtividade. Uma das palestras do evento será ministrada pelo pesquisador Ademir Calegari, do Instituto Agronômico do Paraná, que vai discutir Plantas de cobertura na estruturação física, química e biológica em solos do bioma cerrado.

A coordenação científica é do professor do CSL e líder do GEFIT, Iran Dias Borges. Após o sucesso do III Encontro Técnico Sucessão Soja-Milho, realizado em março deste ano, o coordenador expressa suas expectativas: “Para essa edição, esperamos uma significativa participação de produtores, técnicos, consultores, pesquisadores e acadêmicos, além de representantes de empresas do setor. Nossa intenção é trazê-los para dentro da Academia.”

Plantio no cerrado
Plantar milho para ensilagem e capins para pastagens é uma tradição na região central mineira. Na porção do cerrado no Estado, produtores podem adotar sistemas de cultivo com semeio da soja na primavera e colheita no verão, e cultivo do milho com silagem no verão- outono, para a possibilidade de semeadura simultânea de capins – a chamada “safrinha de boi”.

A produção de forragem de culturas anuais como o milho e o sorgo proporcionam exportação de nutrientes e exigem estratégias de manejo que possam assegurar sustentabilidade a solos submetidos a esse uso intensivo. O encontro vai trazer temas relacionados às tecnologias, espécies e genótipos em sucessão, rotação, ou consorciação adaptados, mirando a difusão de técnicas para a sustentação econômica, agronômica e ecológica.

Faça aqui sua inscrição para o IX Dia de Campo – GEFIT.

Greycyelly Miranda
Estagiária ASCOM