Recursos do governo de Minas para projetos da UFSJ começam a ser liberados

Publicada em 31/08/2023

O governo de Minas Gerais já começou a repassar para a Universidade Federal de São João del-Rei parte dos R$ 63.427.530,90 que integram o Programa Estadual de Incentivo às Universidades Federais, instruído pelo Despacho Governamental Número 19/2021. Desse total, R$ 34.221.670,90 estão liberados. O restante, R$ 29.205.860,00 corresponde a projetos aprovados, mas que ainda não tiveram os convênios formalizados entre o Estado e a UFSJ. Dentre esses, constam as propostas aprovadas nos editais 01/2021 e 02/2021, da Reitoria da UFSJ, que somam R$ 6 milhões.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Renato Vieira, explicou que os recursos já liberados dizem respeito aos projetos que finalizaram os procedimentos administrativos e estão aptos para o início de sua execução. “Estamos trabalhando diretamente junto ao governo do Estado. É feita uma análise jurídica criteriosa dos instrumentos para a proteção do Estado e da Universidade e os projetos só são autorizados a iniciarem depois de todas as providências administrativas devidamente atendidas. Isso explica o tempo para que os convênios sejam finalizados. É um processo demorado, haja vista passar por várias instâncias dentro da Secretaria Estadual de Educação e seus órgãos assessores, como a Advocacia Geral do Estado. Nós pedimos aos que ainda não foram chamados para iniciar a execução de suas propostas que tenham paciência, pois isso vai acontecer e não depende da UFSJ, mas dos trâmites burocráticos junto ao Estado”, esclarece.

O pró-reitor informou, ainda, “que o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (FORIPES), no seu pleno de reitores e reitoras das universidades mineiras, parlamentares de Minas Gerais estão juntos na interlocução com o governo de Minas para que os recursos ainda não liberados sejam implementados o mais breve possível.”

Próximas providências
Na quarta, 30, a vice-reitora, Rosy Ribeiro, o pró-reitor Renato Vieira, e o diretor da Divisão de Planejamento e Gestão, Cláudio Sérgio Teixeira de Souza, se reuniram com os pesquisadores que tiveram os convênios assinados para informar sobre as próximas providências. Foram liberados, até o momento, R$ 34.221.670,90.

A vice-reitora, coordenadora geral do projeto, fez questão de frisar que a UFSJ tem trabalhado diariamente para a liberação dos recursos. “O processo é todo muito complexo e detalhado. Estamos falando de dinheiro público e de projetos de alto impacto no contexto da UFSJ. A nossa Universidade nunca recebeu tanto recurso assim e em tão pouco tempo. Para se ter uma ideia, nos últimos anos, os valores alocados em capital dentro do orçamento da UFSJ giram, em média, em torno de R$ 2 milhões. Nós entendemos a ansiedade de todos, pois a sentimos também. Estaremos trabalhando arduamente, como sempre estivemos, enquanto houver um real a ser liberado”, garantiu.

Nos próximos dias, a vice-reitora Rosy Ribeiro e o pró-reitor Renato Vieira (PPLAN) vão se reunir também com os pesquisadores cujos projetos ainda não tiveram convênios assinados para repassar as informações relativas aos processos em andamento.

Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas