Professor do DAUAP lança e-book que reflete sobre arte e transcendência

Publicada em 11/09/2023

Acaba de ser lançado o e-book P.: A. S. S. – Projeto: Autêntica Selfie Semiótica, de autoria do professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP), Gedley Belchior Braga. O trabalho documenta e reflete sobre a série completa de 81 selfies exibidas originalmente na exposição Limbo, que aconteceu no Museu Regional de São João del-Rei, entre novembro de 2015 e janeiro de 2016.

As imagens foram feitas pelo professor, há oito anos, durante sua “passagem” por cidades italianas icônicas na história da arte ocidental, como Roma, Florença, Veneza, Milão e Nápoles. A sequência de cliques se completa com um autorretrato de Gedley diante da placa localizada na ponte do Rio das Mortes, na divisa entre os municípios de São João del-Rei e Ritápolis. A partir da instância do autorretrato, o projeto questiona a autenticidade entre vida e morte das imagens na história da arte.

Trocadilho
Tudo que é mostrado em P.: A. S. S. tem múltiplos significados e pode provocar diversas discussões. Por exemplo, o título “P.: A.S.S.”, além de um trocadilho em inglês, é uma “apresentação” irreverente do trabalho. Em sua estadia na Itália, o artista produziu suas selfies ao lado de obras relevantes para a história da arte. Aliás, ele denomina o resultado de sua viagem como uma “passagem”, que tem uma conotação de “transcendência”, presente tanto na vida humana quanto nas obras de arte. Já o título da exposição Limbo, em sua visão, revelava a inquietação de um artista “falecido” e que está num lugar de completa indefinição.

Além de imagens, o e-book traz textos nos quais o autor discorre sobre a gênese, as ideias presentes e o conceito adotado na concepção de seu trabalho.

Onde ver
A publicação está disponível para download gratuito neste link.