Grupo português leva a Tiradentes o patrimônio musical medieval de raiz mediterrânica

Publicada em 14/09/2023

O Festival Artes Vertentes está promovendo, esta semana, o Esquenta Artes Vertentes, que reúne palestras, lançamentos literários e apresentações musicais internacionais. No domingo, 17 de setembro, às 19h, quem fecha a programação do Esquenta, em grande estilo, é o grupo português Ensemble Med.

O concerto, denominado Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval, acontece na Igreja São João Evangelista, em Tiradentes (MG). A entrada é gratuita, assim como toda a programação do Esquenta.

O Ensemble Med propõe um projeto intimista em torno do patrimônio musical medieval de raiz mediterrânea, procurando evidenciar a riqueza cultural desta região, tanto na música escrita como na tradição oral. “Como laboratório criativo, procura sempre a sua própria interpretação viva e atual da música realizada em torno da Ibéria e das regiões circundantes do Mar Mediterrâneo, numa abordagem multicultural e transversal”, afirmam os músicos do grupo.

A proposta é construir um programa que evidencie o entrecruzamento estilístico na Península Ibérica, até o final do século XVI, entre cristãos, judeus sefarditas e mouriscos, assim como os posteriores movimentos de diáspora decorrentes do o reinado dos Reis Católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela.

Diálogo quer fazer comunicar as diversas culturas do Mediterrâneo medieval, convidando o público a uma viagem intercultural entre o Ocidente e o Oriente europeu, homenageando ainda a riqueza intercultural da música portuguesa antes de 1500, num cenário patrimonial como a cidade de Tiradentes. Destaque para a tradição do adufe, instrumento de percussão português.


Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval
Domingo, 17 de setembro, às 19h
Igreja de São João Evangelista, Tiradentes (MG)
ENSEMBLE MED
Daniela Tomaz: direção artística, flautas e adufe
Joana Godinho: canto
Sérgio Calisto: viola d’amore a chiavi
Laurent Safar: percussão histórica