Livro de composição coletiva internacional sobre riscos tem participação de docente da UFSJ

Publicada em 14/09/2023

Carla Juscélia de Oliveira, professora adjunta do Departamento de Geociências da UFSJ (DEGEO), publicou recentemente o livro Contribuições da Geografia para o Ensino dos Riscos, em conjunto com o professor Luciano Lourenço, da Universidade de Coimbra, Portugal. A obra é uma parceria com a Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança (Riscos) e a universidade portuguesa, estando inserida na série Riscos e Catástrofes, que chegou ao décimo volume.

De acordo com a docente, o trabalho surgiu da necessidade de produzir um livro que falasse especificamente da Geografia, mas que também se voltasse para a Educação, de modo a discutir a contribuição da ciência geográfica para pensar a questão dos riscos, tendo em vista a interdisciplinaridade dessa temática.

Para contribuírem na composição do livro, foram convidadas pesquisadoras e pesquisadores do Brasil, Portugal e Moçambique, integrantes de instituições públicas que dialogam e fazem parte dessa rede. Todos os envolvidos estão de alguma forma dedicados ao estudo de riscos, seja numa perspectiva relacionada às questões físico-naturais, seja às ambientais ou sociais.

A publicação é dividida em duas partes: Fundamentos teórico, conceitual e metodológico para o entendimento dos riscos e Abordagem dos riscos no contexto da geografia escolar e da formação docente. Os capítulos decorrem de pesquisas que vão desde a Iniciação Científica a dissertações e teses de doutorado. O primeiro capítulo da segunda parte do livro é fruto de pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Riscos da UFSJ (Gepeger), numa parceria orientandos-orientadores.

Questões do risco
Carla explica que “o risco envolve outros elementos que têm a ver com exposição de pessoas ou de equipamentos”, os quais, por sua vez, trazem a possibilidade de perdas e danos, que podem ser de coisas materiais ou humanas. Sendo assim, a possibilidade de perda decorre da combinação de vários fatores, desde o grau de exposição, mas também da vulnerabilidade. E essa vulnerabilidade das pessoas ou do seu bem depende, igualmente, de vários outros elementos para analisar o nível, tendo em vista que o risco pode ser maior ou menor em função da questão social, econômica, cultural e política.

Para exemplificar, a professora cita um risco social presente no cotidiano de São João del-Rei: a falta de iluminação pública. Devido à dinâmica da cidade, que sedia universidades com cursos noturnos, a circulação de pessoas à noite é maior e as ruas escuras aumentam a vulnerabilidade delas, ou seja, seu grau de exposição.

Dessa forma, “se você entende os elementos da natureza e sabe lidar com eles, você reduz a questão dos riscos, ao prever algumas ações, como alertas e evacuação de áreas. Mas hoje em dia há uma discussão para além de entender o fenômeno, que se debruça sobre a dimensão política do ordenamento territorial, isto é: oferecer condições para que as pessoas habitem dignamente e que facilitem o cotidiano do trabalhador”, complementa a pesquisadora da UFSJ.

Contribuição para a comunidade
O público-alvo do livro são professoras e professoras da Educação Básica, de graduação e pós que trabalham com a formação de professores, mas também é uma leitura possível para alunos do Fundamental II e do Ensino Médio. Essa amplitude se dá pela composição dos trabalhos reunidos, ao trazerem exemplos aplicados à realidade que facilitam a assimilação da teoria.

Além disso, o ensino de Geografia, a educação geográfica e a questão dos riscos podem ampliar os diálogos entre Universidade, comunidade e sociedade, por meio de pesquisas, ensino, programas e projetos de extensão, firmados com escolas e professores parceiros, de modo que reconheça a importância e o lugar de cada um desses conhecimentos na sociedade. “Como o livro revela um conjunto de elementos importantes que acontecem em nossa Universidade – pública, federal, no interior de Minas, e dentro de seus programas de pós-graduação –, cursos e departamentos vão abrindo o leque para outros projetos, de ensino, pesquisa e extensão”, analisa.

Relacionado ao tema do livro, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSJ (PPGEOG) oferece linha de pesquisa ligada ao ensino que não é tão presente em grande parte das universidades. Geografia escolar: formação de professor e educação geográfica tem formado vários professores da região nas temáticas de riscos, paisagens, políticas públicas, entre outras.

Lançamento
O primeiro lançamento de Contribuições aconteceu em formato virtual, durante o curso de extensão Introdução à temática dos riscos e educação escolar, promovido pelo Gepeger, em conjunto ao lançamento de Muito além da chuva, de Patricia Mie Matsuo (Cemaden), que também ministrou um módulo naquele curso. Outro lançamento é cogitado, mas ainda sem data prevista.

Texto: Greycyelly Miranda (ASCOM)
Foto: Dávila Martins (ASREC)