Projeto de expansão da internet nos campi: maior velocidade e acesso Wi-Fi em todos os prédios

Publicada em 22/09/2023

A UFSJ está em processo de expansão dos serviços de internet em seus campi. Essa iniciativa surge em resposta à crescente demanda por conectividade, impulsionada pela instalação de Wi-Fi em todos os prédios universitários.

A necessidade de aumentar a capacidade dos links de internet nos campi foi impulsionada pelo aumento do uso da internet por parte dos alunos, tanto para acesso Wi-Fi quanto para comunicações telefônicas.

O primeiro campi a ser beneficiado é o Campus Alto Paraopeba (CAP), já em processo de aquisição de antenas e atualização recente na telefonia, migrando para o sistema VoIP, baseado em rede e internet. Seu link foi ampliado de 200 mega para 1 giga. Com o novo link já ativo, a instalação das antenas Wi-Fi está em andamento.

O próximo a receber a expansão será o CTAN, com previsão de instalação até novembro deste ano, seguido por CSA e CCO. Os dados para o CDB aguardam confirmação.

O único campus que ainda está em fase de estudo de previsões para esse crescimento é o Campus Sete Lagoas. Todos os campi fora da sede possuem atualmente links de internet variando em megabytes, e a previsão é ampliar para 1 gigabyte, o que representa aumento significativo na velocidade da internet (aproximadamente 10 vezes mais velocidade).

Largura de banda
Essa ampliação visa evitar problemas de lentidão, sobrecarga nos links e interrupções nas ligações telefônicas, que agora dependem deles. A tendência é que o uso da internet continue aumentando, especialmente com dispositivos móveis e aplicativos de vídeo e imagem.

O crescimento da demanda por largura de banda requer preparação adequada, especialmente em locais onde há grande número de usuários, como São João del-Rei, onde cerca de 1.500 a 2.000 usuários acessam diariamente a internet via Wi-Fi em cada um dos três campi da cidade.

“Essa expansão marca também a primeira vez que o Wi-Fi é instalado nos campi fora da sede, incrementando o acesso à internet onde antes não estava disponível. Sete Lagoas é um caso especial, pois já conta com cobertura parcial em dois prédios, o que será atualizado com equipamentos novos”, acrescenta Ubirajara Cesário, chefe do Setor de Internet e Redes do NTInf (SETIR).

Embora haja um processo em andamento para a compra das antenas para esses campi, o orçamento ainda não é garantido para atender a todos eles simultaneamente. Portanto, a prioridade está sendo dada aos campi que já tiveram seus links ampliados, para garantir uma experiência de internet satisfatória para toda a comunidade universitária.

A terceira fase do projeto envolverá a instalação, no próximo ano, de antenas nas áreas externas de convivência dos campi da UFSJ.

Dávila Martins
Estagiária ASREC