UFSJ se junta ao Vaticano em busca de um mundo melhor

Publicada em 23/09/2023

Reitor entrega ofício e escultura ao Papa Francisco

A UFSJ está, a partir de agora, junto ao Vaticano na construção de “um mundo igualitário, justo e pacífico.” O ofício foi entregue pelo reitor Marcelo Andrade ao Papa Francisco em cerimônia pública. No encontro, a UFSJ presenteou o Sumo Pontífice com a escultura Madonna in Blues & Gold, obra sacra confeccionada pelo artista plástico e ex-professor da UFSJ, Rogério Godoy. O Santo Padre agradeceu, apreciando a extrema expressividade inscrita na simplicidade da obra.

Marcelo esteve na Itália semana passada, representando a UFSJ no Encontro Internacional de Universidades Sul-Americanas e Caribenhas Organizando la Esperanza. Coordenado pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), o encontro discutiu temas relacionados aos grandes desafios do mundo na atualidade, como mudanças climáticas, água e biodiversidade, desemprego e migração, tecnologia e tecnocracia, entre outros. A delegação brasileira foi formada por reitoras e reitores de 41 universidades.

O encontro esteve relacionado à Segunda Carta Encíclica do pontífice, de 2015, intitulada Laudato si [Louvado seja] – sobre o cuidado da casa comum, voltada às questões ambientais e sociais. Na Encíclica, o Papa reflete sobre ações conscientes para os cuidados com o planeta, “a nossa casa”, tanto pelo viés da preservação ambiental, quanto do desenvolvimento e da superação das desigualdades sociais.

Juntos por um mundo melhor
No encontro com o Sumo Pontífice, Marcelo entregou o ofício “Filiação da Universidade Federal de São João del-Rei à construção de um mundo igualitário, justo e pacífico”, assinado por ele em nome da UFSJ, como símbolo do entendimento do papel que a Universidade tem na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. O Papa acolheu, prontamente, o documento. Leia íntegra:

“Santo Padre,
Cumprimentando-o cordialmente, agradeço ao convite de participação no encontro Organizando la Esperanza, momento ímpar, em que poderemos construir, coletivamente, com as reitoras, reitores das universidades latino-americanas e caribenhas e Vossa Santidade, possibilidades para um mundo diverso desse que vimos experimentando. Aproveito a oportunidade para apresentar à Vossa Santidade a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), uma universidade brasileira pública, federal e que,ao longo de sua história, tem uma grande preocupação social, em acolher todas e todos que buscam uma formação pública, de qualidade, gratuita, cidadã e solidária.

Nossa instituição é regida pelos princípios de ética, democracia, liberdade, excelência e indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, difusão e socialização crítica do saber, interdisciplinaridade do conhecimento, respeito à dignidade humana e direitos humanos, luta contra qualquer forma de preconceito e discriminação, valorização dos profissionais da educação, contribuição para o desenvolvimento cultural, científico, artístico, tecnológico, social e econômico da região, do estado e do país, compromisso com a solidariedade entre os povos e a defesa do meio ambiente. Queremos contribuir com a construção de um mundo igualitário, justo e pacífico.

Nesse sentido, reconhecemos e apreciamos vosso papel no mundo contemporâneo, como uma liderança na defesa dos mesmos princípios que regem nossa UFSJ. Ao parabenizá-lo por suas ações humanitárias, pacifistas, de defesa da justiça social, da Educação e da Ciência, colocamos nossa instituição e os membros da nossa comunidade acadêmica à disposição, em prol da construção coletiva de tempos melhores, em que a humanidade viva em harmonia na diversidade dos povos e com meio ambiente.

Certos de contar com a atenção de Vossa Santidade, nos colocamos à disposição.”

Madona: de São João del-Rei para o Vaticano
Um dos momentos de maior emoção no encontro com o Papa Francisco foi a entrega da Madonna in Blues & Gold, escultura sacra confeccionada por Rogério Godoy. O Santo Padre agradeceu encantado com a expressividade em tanta simplicidade.

A imagem é uma escultura de 25 cm de altura, feita em cerâmica modelada à mão e posteriormente “queimada” em forno de altíssima temperatura. A peça é também revestida com esmaltes vidrados azuis e aplicações de folha de ouro 23,5 quilates. Sua base é de madeira (canela sassafrás), confeccionada a partir do aproveitamento do trabalho de um marceneiro da região. A folha de ouro é um material usado em diversas técnicas artísticas e em restaurações.

Rogério Godoy foi professor de Física na UFSJ, é geofísico e ceramista. Foi um dos fundadores da FUNREI, instituição que deu origem à UFSJ, e criador do curso de Artes Aplicadas.

O título da peça, segundo o ceramista, carrega simbolismos. “A expressão in blues em inglês tem vários significados. Literalmente, quer dizer em azuis e a minha madona está vestida em azuis, que o forno cerâmico matizou de forma bem bonita. Mas também significa melancolia, e creio que minha madona quer proteger o filho, mas também está triste por todas as crianças que padecem de fome e doenças e por aquelas que são vítimas das guerras”, explica. Rogério conta, ainda, que o ouro não é só decoração, já que desde as mais antigas imagens cristãs (ícones bizantinos), o metal simboliza a iluminação, a luz divina da sabedoria e da compaixão. “Na pequena Madonna apliquei um pouco de ouro nas vestes – embeleza e tem um sentido. Essa pequena escultura talvez seja um desejo de uma Nossa Senhora da Melancolia, que chora pelas crianças maltratadas”, completa.

A escultura seria, originalmente, um presente da professora Zandra Coelho, do curso de Artes Aplicadas, para sua mãe, Diana. Quando o reitor a consultou, sobre um presente para o Papa, que representasse, de forma significativa, a Universidade, o curso, a cidade, ela resolveu ceder a Madonna, em acordo com o artista, que renunciou à venda e doou a peça para a UFSJ. “Tanto o Rogério como eu somos muito fãs do Papa Francisco, essa figura iluminada. Achei muito digno destinar o presente a ele”, afirmou Zandra.
 


Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas
ASREC