Evento do Teatro inaugura parceria transcontinental

Publicada em 26/09/2023

Até o próximo sábado, 28, o Grupo de Pesquisa e Criação Caixa Preta e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ reúnem estudantes, pesquisadores, docentes e artistas da cena no evento A Presença e suas sombras.

Coordenado pela professora Maria Clara Ferrer, do Departamento de Artes da Cena (DEACE), o encontro traz artistas nacionais e internacionais para um momento de imersão e produção de conhecimento. No Brasil, o evento marca a primeira etapa do projeto de pesquisa Praticando regimes de presença nas cenas atuais (França, Brasil, Canadá, Japão), uma parceria transcontinental entre departamentos de Artes da Cena de instituições brasileiras – UFSJ, UNIRIO, UNICAMP –, Université de Laval (Canadá), Universidade de Waseda (Japão) e as francesas Paris-Nanterre, Paris Saint Denis e Conservatoire National d’Art Dramatique.

Em interação com os espaços físicos e equipamentos do DEACE, que dispõe de ateliês de cenografia e indumentária, assim como laboratórios de iluminação e de som, A Presença propõe um leque de atividades conjugadas que vêm sendo desenvolvidas desde o dia 22: seis dias de práticas e experimentações cênicas de caráter laboratorial, mesas-redondas, rodas de conversa e salas de comunicações. “É um grande momento de trocas e ferramentas de saberes, práticos e teóricos, sobre a questão da presença, essencial para nós do Teatro. Os alunos vão conhecer artistas de vários lugares do Brasil e do mundo”, destaca a coordenadora.

A noção de presença no palco, então, é o foco principal, com vistas a renovar os quadros de investigação sobre a atuação e sua percepção pelo espectador contemporâneo. “Como pesquisadores da Arte, é muito significativo que esse encontro aconteça em São João del-Rei, fora do eixo Rio-São Paulo. Fazer com que as pessoas conheçam nosso local de trabalho, nosso departamento, nossa Universidade é essencial para transformarmos a cidade em um polo de Artes Cênicas”, avalia.

A programação detalhada está disponível no Instagram do projeto.

Texto: Gabriella Canuto (ASREC)
Edição de imagem: Clarice Muscalu (ASCOM)