Dois trabalhos da UFSJ são destaque em evento nacional da Genética

Publicada em 26/09/2023

Dois trabalhos realizados por pesquisadores da UFSJ receberam menções honrosas durante o 68º Congresso Brasileiro de Genética, realizado de 11 a 15 deste mês em Ouro Preto (MG).

Um dos trabalhos premiados foi Mapeamento de um novo alelo do ZmMATE1 e de regiões genômicas associadas com tolerância ao alumínio em milho. A pesquisa, que recebeu menção honrosa do Prêmio Alcides de Carvalho, é de autoria da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia (PPGBIO), Gabriela Stefane Barbosa Mendes, sob orientação da pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Cláudia Teixeira Guimarães, que atua junto ao programa da UFSJ.

A investigação focaliza a cultura do milho, estratégica para o Brasil e para o mundo, buscando minimizar as perdas da produção, quando o vegetal é cultivado em solos ácidos.

Melhor poster
Outro premiado é As proteínas DNA glicosilases Ung e Mug são preservadas na espécie Corynebacterium pseudotuberculosis e possuem atividade enzimática na remoção de uracila presente no DNA de fita dupla, como demonstrado nos ensaios in vitro, do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Cássio Siqueira Souza Cassiano, orientado pela professora Débora de Oliveira Lopes (CCO).

Esse trabalho recebeu menção honrosa do Prêmio de Melhor Poster na área de Mutagênese, Cito e Genotoxicidade. Desenvolvido no Laboratório de Biologia Molecular do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), aborda a bactéria patogênica Corynebacterium pseudotuberculosis, que acomete diversos hospedeiros, como seres humanos, camelos e principalmente ovinos e caprinos. Devido à importância econômica desses dois últimos grupos de animais, o estudo da bactéria e a caracterização da doença causada pela mesma, a linfadenite caseosa (LCA), são essenciais. “O que torna essa pesquisa crucial é que o Grupo de Estudos do Laboratório atua na investigação de como essa bactéria lida com danos em seu próprio DNA”, comenta Cássio Siqueira.

Paleogenética
O 68º Congresso Brasileiro de Genética aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais. O tema central foi Paleogenômica sequenciando o antigo DNA.