Concerto no Conservatório apresenta Suíte Ser & Devir

Publicada em 28/09/2023

Apresentação terá presença do grande violinista de jazz, Rudi Berger

O Programa de Extensão Sons das Vertentes, do Departamento de Música da UFSJ (DMUSI), em parceria com a UFMG, promove nesta sexta-feira, 29, às 19h30, o concerto Suíte Ser & Devir, do compositor e flautista Mauro Rodrigues. A apresentação, com entrada franca, acontece no Teatro do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, em São João del-Rei, com participação especial do violinista austríaco Rudi Berger.

A suíte de Mauro Rodrigues será apresentada por um grupo formado por Mauro Rodrigues (flautas e composições), Rudi Berger (violino), André Limão Queiroz (bateria), Carlos Fernandes (vibrafone e marimba), Elise Pittenger (violoncelo), Fernando Rocha (vibrafone e marimba), Mateus Oliveira (percussão e marimba) e Hiago Fernandes (contrabaixo).

Ser & Devir
Segundo Mauro Rodrigues, existem diversas abordagens filosóficas para o conceito de ser. “Muitos estudiosos têm se debruçado sobre a questão e, de forma geral, o ser parece assumir o que seja mais estável, menos transitório do que o devir, esse sim uma constante e ininterrupta mudança, um vir a ser ou um ir sendo, mais como um processo do que um trem, para usar uma palavra comum aos mineiros. Essa fricção entre ideias e conceitos aparentemente opostos é que norteou a criação dessas peças”. Na linguagem da música, uma suíte é um conjunto de movimentos instrumentais dispostos com algum elemento de unidade, para serem tocados sem interrupções.

Instrumental
A formação instrumental inclui marimba e vibrafone, com uma sonoridade delicada e ao mesmo tempo rítmica. O trio melódico com flauta, violino e violoncelo aporta uma palheta de cores camerística, apoiada numa poderosa seção rítmica com bateria, percussão e contrabaixo. Na suíte, cada dança tem uma estrutura formal que orienta o fluxo da improvisação.

As peças começaram a ser escritas durante turnê na Europa com o violinista austríaco Rudi Berger. A instrumentação original incluía uma orquestra de cordas, cujas partes foram transcritas e adaptadas para os teclados percussivos (marimba e vibrafone).

Rudi Berger
A apresentação em São João del-Rei faz parte de uma série de concertos para a qual Rudi Berger veio ao Brasil. O programa inclui também duas peças do violinista: I remember Chick, escrita em homenagem ao músico Chick Corea, e Simple, composta para a ocasião. Rudi Berger é apaixonado pela música brasileira e tem frequentado a cena instrumental em períodos sazonais, trabalhando com diversos artistas brasileiros. Tem um disco gravado em parceria com o músico e compositor mineiro Toninho Horta e diversas participações em outros trabalhos e produções.


Serviço
Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
Rua Padre José Maria Xavier, 164 – Centro
São João del-Rei, MG
A lotação do teatro é de 300 espectadores



Com informações da produção do evento