Campus Dona Lindu tem agora hub e sala de inovação em parceria com município

Publicada em 05/10/2023

Você sabe o que é um hub? A definição geral ensina que hubs são espaços – físicos e/ou virtuais – nos quais empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores. Nesses ambientes férteis, os projetos têm maior facilidade para crescer, tanto pelo vasto networking, quanto pelo suporte para a aceleração.

Por que, então, um campus universitário, que concentra cursos da área da Saúde, inaugura um Hub de Inovação, compartilhado com uma Sala de Inovação do município de Divinópolis? A explicação imediata é oferecer um espaço público destinado ao desenvolvimento de novas ideias criativas.

Fruto de acordo de cooperação técnica entre a UFSJ e a Prefeitura Municipal de Divinópolis, com a orientação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PPLAN), os espaços foram pensados para estimular, a partir da experiência da Universidade com a cultura do empreendedorismo e da inovação, o engajamento de professores, técnicos e estudantes em relação ao incremento dessa cultura.

A Prefeitura de Divinópolis vai remunerar dois estagiários, que trabalham de 8h às 18h, responsáveis por coordenar a agenda do Hub e da Sala de Inovação, que inclui reuniões do ecossistema local de inovação naquele espaço de coworking; a promoção de palestras, seminários e workshops, com o objetivo de fomentar conexões entre empreendedores da academia, setor produtivo e instituições de ensino de Divinópolis; a realização de encontros entre governo, academia e setor produtivo, a fim de alavancar a tríplice hélice.

Para a coordenadora de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDES), Heloísa Colares, a Sala se configura como “ambiente ideal, público e gratuito, para a realização de diversos eventos, com o intuito de fomentar a cultura empreendedora em Divinópolis e região.”

O professor Paulo Granjeiro, que coordena o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica e Social da UFSJ (NETEC), destaca também o caráter arrojado dos novos espaços, um modelo de interação que irá beneficiar a comunidade acadêmica, a comunidade do entorno e as empresas, “servindo de exemplo para que outros campi da UFSJ possam adotar esse modelo de ambiente de inovação e parcerias institucionais.”

Ecossistema de Inovação
A implantação do Hub e da Sala de Inovação fizeram parte da programação do Terceiro Seminário do Ecossistema de Inovação de Divinópolis, que apresentou o Ecossistema de Inovação Inova Novo Oeste, cujas iniciativas empreendedoras e inovadoras têm impulsionado o crescimento do município. Os responsáveis pelo Ecossistema também explicaram o Plano de Intervenção 2023 e suas seis vertentes: ambientes de inovação; programas e ações; instituições de ciência, tecnologia e inovação; políticas públicas; capital; e governanças. Das ações planejadas, 80,5% já foram concluídas.

Presentes à solenidade, a diretora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), Herica de Lima Silva; a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida; o secretário da SEMDES, Luiz Angelo; o secretário de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia, Thiago Lemos; Dennis Magela, analista de Negócios do SEBRAE; os professores ligados a projetos empreendedores no CCO: Paulo Granjeiro, Alexsandro Galdino (GRITE), Rafael Russo Chagas (VUEI) e Gisele Rabelo Silva (Beta Tech Jr.); e o doutorando Vinícius Tarabal (diretor da LAEMI), além de alunos, empresários e comunidade local.

Em sua fala, a professora Herica saudou a data como o início de um grande e exitoso processo de crescimento, fortalecimento e consolidação entre universidade, poder público e empresariado. “Desejo que o HUB e a Sala de Inovação sejam plenamente utilizados, repletos de ideias e projetos que se desdobrem em parcerias entre o time de alunos, técnicos e professores engajados do nosso Campus.”

O Hub de Inovação do CCO funciona na sala 207 Bloco A.