"O CAP Aberto quer aumentar os laços da UFSJ com a comunidade do Alto Paraopeba"

Publicada em 06/10/2023

Nesta sexta-feira, 6 de outubro, a UFSJ vai abrir as portas do Campus Alto Paraopeba (CAP), em Ouro Branco, para a Mostra de Profissões. Os estudantes de ensino médio, aqueles que estão planejando sua trajetória universitária, poderão conhecer de perto os cursos de Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia Química, Engenharia Civil e Engenharia de Mecatrônica, todos eles oferecidos no CAP.

Durante o evento, será possível visitar stands, conhecer projetos de extensão, empresas juniores e laboratórios, cujas atividades estão ligadas aos cinco cursos de Engenharia do Campus. Haverá, ainda, visitação à cervejaria artesanal da Tecdef/CAP, acompanhada pela professora Alessandra Vilaça, possibilitando aos futuros universitários ver de perto os equipamentos e entender um pouco o processo produtivo.

São esperados mais de 350 alunos de ensino médio de escolas estaduais de Ouro Branco, escolas particulares e uma instituição de Conselheiro Lafaiete.

“O CAP Aberto é um evento de suma importância para aumentar os laços da UFSJ com a comunidade do Alto Paraopeba”, declara Isadora Magalhães Fernandes Silva, aluna de Engenharia Química e membro do Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Ouro Branco. Para a universitária, a mostra de cursos pode “despertar nos alunos de ensino médio o desejo pela continuidade dos estudos, e apresentar as diversas oportunidades que existem dentro de uma universidade pública.”

“É uma oportunidade para garantir a continuidade do desenvolvimento estudantil na região e divulgar todo o extenso trabalho e estudo realizado no Campus”, arremata Isadora.

O CAP Aberto é uma iniciativa dos grupos PET DPCFC e PET BioSus, do Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Ouro Branco e do Crea Jr. MG - Núcleo Ouro Branco

Como surgiu
A pró-reitora de Ensino de Graduação da UFSJ, professora Cristiane Finzi, conta que, em reunião no Campus Alto Paraopeba no ano passado, convidou os alunos a “abraçarem o Campus e propor uma semana com apresentação dos cursos e dos projetos do CAP para as escolas da região.” Na ocasião, o encontro, que acontecia entre representantes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e os PETs, tratava das necessidades dos alunos, mas acabou sendo um ponto de partida para o CAP Aberto.

Finzi enaltece a dedicação dos alunos do CAP para concretizarem a ideia. “Eles desenvolveram o projeto, buscaram as escolas. Nós fornecemos o ônibus, e, agora, o CAP Aberto é uma realidade! O evento é essencial para o envolvimento de alunos e professores com a comunidade do Alto Paraopeba, mostrando o quanto o CAP é um campus rico em conhecimento”, avalia.

A pró-reitora ressalta, ainda, que os cursos e os projetos que envolvem o Campus Alto Paraopeba “são de uma universidade pública de alta qualidade, uma instituição que é feita pela comunidade e para a comunidade, e que busca sempre o atendimento de todos.”

As profissões
Conheça um pouco sobre as carreiras de engenheiro civil, engenheiro de bioprocessos, engenheiro mecatrônico, engenheiro mecatrônico e engenheiro químico.

O Engenheiro Civil projeta e planeja os mais variados tipos de obras de construção civil; analisa a viabilidade técnica e econômica das obras; viabiliza os cálculos, a especificação de materiais e a execução das obras; estuda e escolhe soluções para as obras de edificações (residências), vias terrestres (estradas, ferrovias, aeroportos), pontes e viadutos. Algumas áreas de atuação: hidráulica e saneamento, geotécnica, infraestrutura de transporte e construção civil.

O Engenheiro de Bioprocessos atua no desenvolvimento de tecnologias e processos nos quais as transformações são feitas usando células animais, vegetais ou microrganismos, ou suas partes. Em sua atividade, utiliza organismos naturais ou geneticamente modificados para a produção, em escala industrial, em diversas áreas. Algumas áreas de atuação: alimentos, vacinologia, farmacêutica, cosméticos, cervejarias e biocombustíveis.

O Engenheiro de Telecomunicações planeja, cria e constrói aparelhos utilizados nas telecomunicações. Ele identifica necessidades, avalia e desenvolve soluções a partir de hardware ou software. Alguns setores na sociedade que são da responsabilidade do engenheiro de telecomunicações são: cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais e antenas. Algumas áreas de atuação: eletrônica, programação, telefonia, eletromagnetismo e redes.

O Engenheiro Mecatrônico projeta, desenvolve e implementa equipamentos mecânicos na indústria e os automatiza, por meio de computadores, para melhorar a eficiência; opera e faz a manutenção de máquinas industriais; engenha softwares para operar equipamentos; lida com inteligência artificial, robótica, sistemas embarcados, dispositivos mecânicos, controle e automação, dentre outros. Algumas áreas de atuação: mecânica, programação, eletrônica e controle.

O Engenheiro Químico é o profissional responsável por gerir todo o processo industrial da transformação de materiais. É ele quem pesquisa, projeta e desenvolve novos equipamentos e processos químicos industriais, quem realiza a gestão de resíduos das empresas e assegura o controle de qualidade das mercadorias produzidas. Algumas áreas de atuação: petroquímica, têxtil, farmacêutica, cervejaria e projetos.

O Campus
Localizado em Ouro Branco, Minas Gerais, o Campus Alto Paraopeba da UFSJ foi fundado em 2008 como um centro de excelência em Engenharia. Atualmente são oferecidos, na graduação, os cursos de Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Química, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Civil.