Profissionais da Saúde de SJDR participam de capacitação em tele-eletrocardiograma

Publicada em 10/10/2023

Profissionais de diferentes Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São João del-Rei participaram, na última quinta, 5, de capacitação no AME-UFSJ, para uso do sistema de telediagnóstico de eletrocardiograma que será implantado no município.

O principal objetivo da formação foi instruir os participantes na utilização do tele-eletrocardiograma. Ministrada por Wanessa Campos Vinhal, membro da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG) no Polo Universitário da UFSJ (Campus CCO), o curso reuniu 18 profissionais da Saúde, a maioria enfermeiros.

O eletrocardiograma, ou ECG, “é um exame muito comum e simples de ser feito, para avaliar o registro eletrocardiográfico do coração dos pacientes e muito importante na avaliação cardiológica”, explica a professora Laila Cristina Moreira Damázio (DEMED/CDB). Acontece que o resultado desse exame precisa ser interpretado por um médico, que assina o laudo; essa necessidade, atrelada à baixa disponibilidade do equipamento, acaba congestionando o fluxo de realização dos exames e o tempo de entrega dos resultados.

No tele-eletrocardiograma, o procedimento é realizado como de costume mas, como possui acoplado ao equipamento um sistema que envia o eletrocardiograma para uma central da Rede de Teleassistência de Minas Gerais, onde trabalham cardiologistas a postos para dar o laudo do exame e retorná-lo pelo sistema, o fluxo ganha agilidade. “A fila é única e esses exames, que podem ser classificados como eletivos, têm os resultados prontos no mesmo dia, em poucas horas; como urgência, saem em poucos minutos”, complementa Wanessa Campos.

“A implementação do telediagnóstico no município traz mais qualidade para a assistência em saúde, tendo em vista que o diagnóstico de um eventual infarto é rápido e avaliado por um médico especialista, que está ali nos dando todo suporte. Isso melhora a qualidade de vida dos pacientes, e o município, que antes tinha médicos especificamente para fazer esses laudos, agora pode alocá-los na assistência”, avalia um dos participantes da capacitação, Pierre Wagner, enfermeiro da UBS de São Sebastião da Vitória (MG).

Laila Damázio informa ainda que os tele-eletrocardiogramas começam a ser feitos no AME às segundas e sextas, à tarde, para desafogar a fila de espera que existe hoje em São João del-Rei. “Estão sendo feitos também em São Vicente de Minas e na Policlínica. A ideia do município é expandir esses pontos, de modo que a gente consiga diminuir a fila de espera e ajudar os pacientes da cidade.”

 

Texto: Greycyelly Miranda (ASCOM)
Foto: Luisa de Lucena (ASREC)