NOTA DE REPÚDIO CONTRA A DISCRIMINAÇÃO E INTOLERÂNCIA

Publicada em 11/10/2023

A Universidade Federal de São João del-Rei vem a público manifestar veementemente seu repúdio à atitude discriminatória, intolerante e homofóbica expressa por um secretário municipal da Prefeitura de Ouro Branco contra um membro de nossa comunidade universitária no Campus Alto Paraopeba. O fato aconteceu depois da visita de estudantes de escolas do ensino médio da cidade, que foram conhecer o Campus Alto Paraopeba, na última sexta-feira, 6 de outubro, na realização do evento CAP Aberto. Tal secretário convocou as organizadoras do evento para uma conversa na Prefeitura de Ouro Branco, nessa semana, onde relatou que recebeu reclamações de pais de alunos. Embora afirmasse não ter preconceito, o secretário disse que o problema está na instituição e no "perfil de estudantes que vocês querem dentro da universidade", declarou textualmente.

É com profunda indignação que tomamos conhecimento das declarações preconceituosas, carregadas de deboche, menosprezo e palavras que atentam contra os princípios fundamentais de respeito, igualdade e inclusão, pilares de uma sociedade democrática e da Educação como um todo. O preconceito e a discriminação, sob quaisquer formas, são inaceitáveis em nossa comunidade universitária.

Acreditamos que a Universidade é um espaço de pluralidade, diversidade e respeito à individualidade de seus membros. É um local onde se fomenta a liberdade de expressão, o debate de ideias e o aprendizado constante. Nossos campi são espaços onde o livre debate de ideias, o respeito mútuo e a tolerância são fundamentais para o desenvolvimento do saber e da cidadania.

Reafirmamos nosso compromisso inabalável com a promoção da igualdade e da inclusão de todos os cidadãos, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero, raça, religião ou qualquer outra característica pessoal. Acreditamos na Educação como uma ferramenta de transformação social, capaz de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

A atual gestão sempre atuou no sentido de reconhecer e garantir a importância de se promover um ambiente educacional seguro e acolhedor para todos. Reiteramos nosso compromisso em assegurar que a Educação na UFSJ seja um farol de inclusão e diversidade, por meio do qual cada aluno, servidor ou colaborador, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, possa se sentir respeitado, amparado e valorizado.

O fato já foi comunicado pelo reitor, Marcelo Andrade, ao prefeito de Ouro Branco, Hélio Márcio Campos, que se comprometeu a apurar os fatos e tomar as providências devidas.

Marcelo Andrade – Reitor da UFSJ
Rosy Ribeiro – Vice-reitora da UFSJ