Edital para ambientes de inovação da Fapemig contempla NETEC e Hub Rockfort

Publicada em 14/10/2023

O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica e Social da UFSJ (NETEC) e o Hub de Inovação Rockfort de São João del-Rei conquistaram recursos da ordem de R$ 473.612,400, oriundos da Chamada Fapemig 007/2023 – Integração entre os Núcleos de Inovação Tecnológica e os Ambientes, Programas ou Mecanismos Promotores de Empreendimentos Inovadores.

Essa parceria vem fomentar essa cultura na microrregião de São João del-Rei, envolvendo as cidades de Coronel Xavier e Tiradentes, a partir de três eixos: 1) mapear problemas da microrregião e propor soluções conjuntas com empresas locais e prefeituras, fortalecendo a tríplice hélice; 2) incubar, na INDETEC, as empresas mapeadas, de acordo com as boas práticas da Certificação CERNE 1; 3) conectar empresas e mercado, por meio de rodadas de investimento que aproximem empreendimentos e clientes, de modo a fortalecer a cadeia de valor microrregional. Outro ponto de atuação do projeto vencedor é a Educação Empreendedora, que envolve escolas de ensino médio, instituições técnicas e de ensino superior das três cidades abrangidas pela proposta.

Rodrigo Augusto Teixeira Braga, do Hub Rockfort, aposta nessa conexão entre universidades e setor produtivo, apoiada num trabalho sério de parcerias estratégicas, que promovam oportunidades concretas para o desenvolvimento do empreendedorismo e do cooperativismo. “Não se trata de investir apenas na aplicação de novas tecnologias, mas sim de pensar em novas formas de resolução dos problemas cotidianos. A aprovação desse projeto valida o caminho que temos trilhado até aqui”, analisa.

Robusta inovação
Essa parceria vai ser executada pelos professores da UFSJ Paulo Granjeiro (NETEC), Daniel Bonoto Gonçalves (CDB), Paula Karine Salume (CTAN) e Eduardo Bento Pereira (CSA); e pelos empreendedores do Hub Rockfort, Rodrigo Braga e Naiara Silva Cândido.

A aproximação do NETEC com os ambientes inovadores de SJDR se consolida com os recursos da chamada da Fapemig, que vai financiar bolsas de estímulo ao setor, a compra de computadores e de passagens para visitas técnicas no Brasil e no exterior. “O resultado esperado é um ecossistema local de inovação mais robusto, capaz de reter e atrair talentos que vão contribuir para melhorar a competitividade das empresas locais, com impacto positivo no desenvolvimento econômico e social”, afirma Paulo Granjeiro, coordenador do Núcleo.

Como “grupo orquestrador do empreendedorismo e da inovação na microrregião de São João del-Rei, que abrange diferentes níveis educacionais”, o NETEC, ainda segundo Granjeiro, quer mais do que estimular parcerias para a absorção da mão de obra formada na região. Quer abrir espaço para que o setor privado possa auxiliar na validação e no desenvolvimento de estratégias de prospecção originais.

Novo coordenador
O professor Daniel Bonoto tem um novo papel também: coordenar a Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (INDETEC). Nomeado mês passado, Daniel ressalta o compromisso da Reitoria da UFSJ em direcionar esforços para a cultura da inovação na Universidade, expressos pelo apoio aos mecanismos do Marco Legal como propulsores de desenvolvimento econômico e social para a comunidade universitária. “Iniciar o trabalho de coordenação da INDETEC representa, para mim, uma oportunidade muito grata de fazer aquilo que eu amo: contribuir com a estruturação de empresas e spin-offs que inovam e têm a capacidade de agregar valor aos seus produtos e processos e, por consequência, à sociedade brasileira”, afirma o novo coordenador.

Membro do Conselho Deliberativo do NETEC/UFSJ, Daniel Bonoto é professor do Departamento de Biotecnologia da UFSJ (DBTEC/CDB). Bacharel em Bioquímica, mestre em Microbiologia Agrícola pela UFV e doutor em Microbiologia pela UFMG, tem fomentado o ecossistema de inovação tecnológica a partir da criação e aceleração de startups, estabelecimento de acordos de parceria de codesenvolvimento de pesquisa com empresas e desenvolvimento de tecnologias que geraram patentes depositadas e concedidas. Participou de programas de pré-aceleração BioStartup Lab e FIEMG Lab, foi professor do Programa Startup Universitário e VUEI, ambos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas e do Programa Empreenda! Em Ação.

Atualmente, a INDETEC tem nove empresas incubadas, com perspectiva de ampliação.