Quais são suas melhores lembranças do tempo de escola? Compartilhe com a gente!

Publicada em 15/10/2023

Mia Couto escreveu: “A infância não é um tempo, não é uma idade, uma coleção de memórias. A infância é quando ainda não é demasiado tarde. É quando estamos disponíveis para nos surpreendermos, para nos deixarmos encantar.”

Podemos dizer que a escola também. Nunca é demasiado tarde para nela se estar. Surpresas e encantos, os vivemos desde a primeira entrada, ainda na primeira infância: quem não tem uma garatuja guardada num livro de cabeceira?

Para marcar a resiliência, o sonho e a esperança que caracterizam a realidade dos professores brasileiros, da pré-escola aos anos de pós-graduação, a UFSJ convida sua comunidade a compartilhar lembranças marcantes vividas em sala de aula – as recordações de um professor inesquecível, de uma professora que foi decisiva em sua trajetória, de um momento fulgurante que evoque a história de sua formação.

Juntos, vamos homenagear, no Instagram da UFSJ, nossas professoras e professores, as memórias de afeto despertadas por esses profissionais que nos mostraram desde cedo que ensinar é aprender a questionar, a brincar, a cantar, a refletir, a lutar. Para transformar realidades, inclusive as que se esforçam por manter a carreira docente desvalorizada socialmente. O Brasil precisa de professores!