Congresso na UFSJ debate a música em tempos de (re)construção

Publicada em 18/10/2023

De 23 a 27 deste mês, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) sedia o XXXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (XXXIII ANPPOM).

Reunir pesquisadores, docentes, estudantes e pessoas da comunidade em geral, promovendo o compartilhamento de pesquisas, práticas musicais diversas, produções artísticas e a troca de ideias e experiências na área de música é o objetivo maior do evento, que nesta edição discutirá o tema Música na sociedade brasileira em tempos de (re)construção.

De acordo com a Associação Nacional, o congresso contribui diretamente para o avanço do conhecimento na área musical, trazendo para o debate pesquisas e práxis formativas e artísticas realizadas em todo o território nacional e também no exterior. A coordenação do evento mantém aberto um fórum consolidado de discussão sobre a pesquisa e a pós-graduação em Música no país, possibilitando a socialização de conhecimentos e a partilha de experiências desenvolvidas em contextos diversos de pesquisa e formação na área.

(re)construção
Música na sociedade brasileira em tempos de (re)construção tematiza a reflexão crítica sobre o papel e a relevância da Música, da produção de conhecimento e da pós-graduação para o fortalecimento da democracia e a (re)construção das políticas públicas para Ciência, Cultura, Educação, entre outros pilares fundamentais para a sociedade brasileira.

O Congresso da ANPPOM vai ser híbrido (presencial e on-line), uma das inovações implementadas a partir de 2022. As conferências, mesas-redondas, atividades de pesquisas e artísticas, entre outras, abertas a todo o público participante, serão presenciais, mas com transmissão na íntegra e aberta pelo canal da ANPPOM no YouTube e por suas redes sociais. As comunicações aprovadas, de acordo com as escolhas dos autores, serão apresentadas remota e presencialmente. Os oito grupos de trabalho e os nove simpósios temáticos, presenciais, serão transmitidos pelo Zoom.

Todas as atividades do XXXIII Congresso ficarão disponíveis no YouTube. A programação completa está neste link.

Abertura
A conferência de abertura está marcada para segunda-feira, 23, às 9h40, a cargo do professor Samuel Araújo, da UFRJ. Titular de Etnomusicologia, o conferencista tem experiência na área de artes, com publicações em livros, periódicos e CDs no Brasil e no exterior.

Abordando, entre outros temas, música e política, teoria e método em etnomusicologia e modelos de pesquisa participativa, Samuel debate, no auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio, a Pesquisa e pós-graduação como pilares para a sociedade brasileira em (re) construção.

UFSJ
Para o secretário da ANPPOM e coordenador local do evento, professor Edilson Rocha (DMUSI), o Congresso é muito importante para a universidade e para as discussões da pesquisa e pós-graduação em Música no Brasil. “É muito relevante trazer para o interior as discussões sobre pesquisa musical, receber grandes pesquisadores e docentes para uma discussão em torno do papel da Música num momento de reconstrução. Houve uma tentativa de destruição das Artes, da Música, da Cultura em geral, e o congresso vem discutir o futuro numa perspectiva de (re)construir o que tentaram acabar.”

Aqui, mais informações sobre o XXXIII Congresso da ANPPOM.