UFSJ sedia Etapa Sudeste do Baja SAE Brasil

Publicada em 20/10/2023

As equipes de competição de cerca de 24 Instituições de Ensino Superior do Sudeste do país já estão em São João del-Rei para a regional do Baja SAE Brasil. Até o próximo domingo, 22, o Campus Tancredo Neves (CTAN) sedia o evento, que receberá mais de 1.100 estudantes.

Ontem foi dia de credenciamento e o briefing de abertura. Hoje, 20, a sexta-feira será dedicada à aprovação de segurança (ICTS, APD e SD). Já no sábado, das 7h30 às 12h10, haverá apresentação de projeto; das 13h às 16h20, a Arena; e das 16h50 às 18h, o Cabo de Guerra. No domingo, o enduro, que ocorre das 10h às 14h, finaliza as provas da competição, com o pódio previsto para 15h30.

As provas de sábado e domingo são abertas para o público assistir. Você também pode acompanhar os resultados pelo site https://resultados.bajasaebrasil.online/.

O atual capitão do Baja da UFSJ mandou um recado para a comunidade acadêmica: “Para aproveitar que é a primeira vez que vai ter a competição de Baja SAE Brasil aqui em São João del-Rei, gostaríamos de convidar vocês a ir lá e prestigiar a nossa equipe, a Stara Komiketo Baja, que é a representante da UFSJ. Esperamos vocês lá!”

Sobre as competições de Baja
As equipes participam de duas competições por ano, sendo uma nacional e outra regional, divididas nas etapas Sul, Sudeste e Nordeste. Não são etapas complementares: a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

De acordo com a SAE Brasil, ao participar da competição, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Greycyelly Miranda
Estagiária ASCOM