Universidade se alia ao município em força-tarefa e consegue apoio federal

Publicada em 26/10/2023

A UFSJ vai entrar na força-tarefa para o combate à bactéria Streptococcus A que, possivelmente, é a causa da morte de três crianças em São João del-Rei na última semana. O anúncio foi feito hoje, 26, pela manhã, pelo reitor Marcelo Andrade. Segundo ele, o Departamento de Medicina do Campus Dom Bosco colocou seus profissionais e estudantes à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para ajudar no que for preciso. Por conta dos óbitos e internações, o sistema público de atendimento ao público está sobrecarregado.

O reitor informou, ainda, que entrou em contato com a deputada federal Ana Pimentel (PT-MG), que já solicitou providências ao Ministério da Saúde. “Além disso, fizemos contato também com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que vai destinar R$ 1 milhão para a cidade para a implantação de um plantão pediátrico. O secretário de Saúde, Renê Fernandes, está ciente de tudo e informou que está dando 30 dias para que a Santa Casa também tenha esse plantão na área de Pediatria”, esclareceu.

Marcelo Andrade reforçou que a UFSJ está colocando os veículos da instituição à disposição do município para ajudar no que for preciso. “Assim como a população, nós estamos muito preocupados com essa situação. É nosso dever, dever da UFSJ, se aliar às autoridades para tentar resolver o problema que está vitimando nossas crianças e deixando a todos alarmados”, finalizou.

Ontem, a Prefeitura suspendeu as aulas na rede municipal até o dia 5 de novembro e iniciou a desinfecção das escolas.

Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas