Pesquisador da UFSJ ressalta o valor da internacionalização

Publicada em 28/10/2023

Docente do Departamento de Biotecnologia (DBTEC), o professor Rogério Martins Maurício é um defensor da internacionalização como tarefa premente para o desenvolvimento científico e acadêmico da UFSJ. Sua experiência profissional em diversos países o credencia a apoiar atividades em parceria com universidades estrangeiras.

Rogério Maurício é pesquisador ligado a importantes redes e institutos de pesquisa na área da pecuária sustentável. Há mais de uma década, mantém forte colaboração com a FAO, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicada à Alimentação e Agricultura, líder de esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza no mundo. No âmbito de atuação da FAO, está a Agenda Global para a Pecuária Sustentável (GASL), e nesta instância o pesquisador da UFSJ é responsável por uma ação de trabalho que visa a mensurar econômica e ambientalmente os diversos sistemas de produção animal. Em paralelo, Rogério lidera o Comitê Editorial da GASL, no qual coordena a publicação de boletins e trabalhos científicos em relação à produção animal sustentável.

Colômbia e Tailândia
Na segunda quinzena de setembro, Rogério Maurício organizou e esteve presente à Reunião Regional da GASL para América Latina e Caribe, em Cali, na Colômbia. O evento reuniu gestores de políticas públicas, técnicos, acadêmicos e pesquisadores, produtores rurais e ONGs, e discutiu os principais “drives” de mudança pelos quais a pecuária da região vem passando.

Segundo o professor, as proposições da reunião de Cali foram coletadas e serão apresentadas na Tailândia, durante o 13th GASL Multi-Stakeholder Partnership (MSP) – Meeting on multi-stakeholder collaboration to strengthen sustainability and resilience of livestock systems in response to drivers of change (Reunião sobre a colaboração multilateral para fortalecer a sustentabilidade e a resiliência dos sistemas pecuários em resposta aos motores da mudança), que acontecerá na cidade de Chiang Mai, de amanhã, 29, até 3 de novembro. Nesse evento mundial, ele vai coordenar duas mesas sobre as necessidades de mudanças em busca de uma pecuária sustentável, com foco em aspectos socioeconômicos e temas ambientais. Merece destaque a participação da doutoranda Helena Ansanello Koury (USP) e da estudante nigeriana Abatan Munirat Olaide, orientadas por ele em diferentes estágios de formação. Abatan foi aluna do professor Rogério Maurício numa disciplina do Programa Farah e vai estar, com Helena, no painel “Jovens atores da GASL”, que consta na grade de programação do evento na Tailândia.

Itália
Também no final de setembro, em Roma, o professor Rogério participou de evento promovido pela FAO. Sustainable livestock transformation: better production, better nutrition, better environment, better life (Transformação na pecuária sustentável: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente, melhor vida na Terra) realizou fórum com participação de membros da FAO, representantes de governos, organizações de produtores, instituições académicas e de pesquisa, agências de desenvolvimento, representantes da sociedade civil e do setor privado. O objetivo foi promover diálogos sobre inovações e novos caminhos para produzir alimentos de origem animal de forma mais eficiente, nutritiva, seguros e acessíveis, com impactos ambientais reduzidos, e que contribuam para a circularidade de sistemas pecuários resilientes. Também, foi lançado o livro FAO report on Methane emissions in livestock and rice systems: sources, quantification, mitigation and metrics (Relatório da FAO sobre emissões de metano em sistemas pecuários e de arroz: fontes, quantificação, mitigação e métricas), do qual Rogério Maurício é co-autor.

Intercâmbio científico
Enaltecendo o papel da Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSIN/UFSJ), o professor ressalta que a internacionalização é fundamental para o crescimento das universidades. Ele entende que os pesquisadores devem cada vez mais participar de redes internacionais em suas áreas, como forma de potencializar as atividades científicas, a busca por recursos, o intercâmbio de alunos, além contribuir com temas contemporâneos para os conteúdos dos cursos de graduação e pós-graduação.

Para a assessora de Assuntos Internacionais da UFSJ, Liliane Sade Resende, é um exemplo de pesquisador que promove a internacionalização. “Rogério está sempre envolvido com centros de pesquisa internacionais e os resultados daquilo que ele consegue nos mostram como é importante a internacionalização para qualquer Universidade”, completa.