Docência nas Engenharias é tema de seminário na UFSJ

Publicada em 01/11/2023

A primeira edição do Seminário de Transformação da Docência nas Engenharias acontece, presencialmente, dias 20 e 21 de novembro, no auditório da Biblioteca do Campus Santo Antônio, com a temática Desafios e oportunidades com metodologias ativas. Vai haver também transmissão via RNP, o link sendo enviado previamente aos participantes.

O objetivo é discutir novas abordagens educacionais nas graduações em Engenharia da UFSJ e a modernização dos currículos, por meio de palestras, oficina e rodas de conversa que dialoguem com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

Podem se inscrever professores e estudantes, neste formulário.

Programação
A abertura, às 8h do dia 20, vai contar com o professor Ricardo Ramos Fragelli, da Universidade de Brasília (UnB), com a palestra Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo e com a oficina Método 300. A seguir, a mesa-redonda Experiências bem-sucedidas na UFSJ: diferentes visões de professores e alunos.

No dia 21, às 10h, Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), ministra a palestra A Taxonomia de Bloom no planejamento de uma disciplina baseada em competências. Às 14h, A formação do engenheiro do século XXI, as novas DCNs e a hélice tríplice é o tema da conferência do ex-reitor da UFSJ, professor Mário Neto Borges, que compõe, em seguida à sua fala, a mesa-redonda Implantação de um currículo baseado em competências para as Engenharias, ao lado do professor Rodrigo Maximiano e representantes do Núcleo Docente Estruturante.

Clarice Muscalu (PROEN)