UFSJ: conquistas na pesquisa e influência no campo científico

Publicada em 01/11/2023

2023 vem se revelando um ano repleto de conquistas para a UFSJ! A Universidade pleiteou e conquistou verbas para pesquisa em editais nacionais e seus docentes foram reconhecidos como alguns dos cientistas mais influentes do mundo.

A Elsevier divulgou a classificação atualizada dos pesquisadores mais influentes do mundo. Na lista, há dois pesquisadores da UFSJ em duas categorias de classificação: a lista de cientistas mais citados ao longo da carreira (até final de 2022), e cientistas mais citados durante o ano civil de 2022.

O professor Josefredo Rodriguez Pliego Junior (DCNAT) aparece em ambas as listas e o professor Fernando Lessa Tofoli (DEPEL) está na categoria cientistas mais citados com impacto em um único ano recente.

Para elaboração desta lista, são utilizadas métricas com e sem autocitações e proporção de citações por artigos, a partir da base de dados Scopus. Os cientistas são classificados em 22 áreas e 174 subáreas de acordo com a classificação padrão Science-Metrix.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, André Baldoni, “esse reconhecimento representa uma grande conquista profissional para os pesquisadores e explicita, mais uma vez, que as pesquisas da UFSJ corroboram as necessidades atuais da sociedade, pois possuem visibilidade na vitrine do cenário internacional, estão sendo lidas e citadas.”

Editais: mais de 2 milhões em financiamento
Em 2023, 21 pesquisadores conquistaram quase 2 milhões nos editais universais da Fapemig e do CNPq. Neste, 14 pesquisadores foram contemplados; no da Fapemig, foram oito.

Os professores contemplados pelo edital da fundação de amparo mineira são: Fernando Lessa Tofoli (DEPEL); Rodrigo Sampaio Lopes e Artur Mariano de Sousa Malafaia (DEMEP); Luciana Estefani Drumond de Carvalho (DEMED); Keyller Bastos Borges (DCNAT); Marco Antônio Schiavon (DCNAT); Luis Fernando Soares (COQBI); Fernando Pilla Varotti (PPGCS) e Luciana Xavier Teixeira (COENF).

No Edital Universal do CNPq os contemplados foram os professores Acir Moreno Soares Junior (DCOMP); Artur Mariano de Sousa Malafaia (DEMEP); Carina Maria Guimarães Moreira (DEACE); Daniel Calbino Pinheiro (DCIAG); Daniel Nogueira Cortez (COENF); Eliete Albano (COENF); Elidia Maria Guerra (DQBIO); Gean Carlos Tomazzoni (DECAC); Marcelo Dalla Vecchia (DPSIC); Marco Antônio Schiavon (DCNAT); Roberta Carvalho de Figueiredo (PPGCS); Silmara Nunes Andrade (COENF); Túlio Hallak Panzera (DEMEP), e Valéria Conceição de Oliveira (PPGENF).

O resultado explicita dois importantes fatores: primeiro, o potencial dos pesquisadores da UFSJ na captação de recursos e, segundo, a qualidade das pesquisas propostas, visto que a competitividade foi extremamente elevada. “Tais conquistas culminam em crescimento institucional, desenvolvimento científico e tecnológico, produção de conhecimento científico e formação de recursos humanos para atuação na pesquisa”, avalia o pró-reitor. “É preciso comemorar!”

Gabriella Canuto
Estagiária ASREC