Trabalho de professora da UFSJ é citado no Enem 2023

Publicada em 08/11/2023

A questão estampada na imagem que ilustra essa matéria caiu no Enem 2023. Fotografia da avó bordada é de autoria da professora Giovana Scareli, do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (DECED), e faz parte de seu artigo A máquina de costura e os fios da memória: aspectos (auto)biográficos engendrados pelo cinema.

Giovana ficou surpresa quando recebeu mensagem de um ex-aluno dizendo ter reconhecido seu trabalho na prova aplicada no último domingo, 5. “Fiquei muito emocionada! Esse artigo é um dos que mais gosto. Fiz uma série de bordados em fotografias impressas em linho branco, intitulada “sertão é…”. Essa imagem que está no artigo e que os realizadores da prova utilizaram é um deles”.

A professora relembra, ainda, a afetividade envolvida nesse processo de produção. “Escrevi esse artigo na pandemia, fazendo relações da minha pesquisa de pós-doc com algumas atividades que retomei nesse período, como as artes manuais, o bordado, a costura, inspirada em várias pessoas da minha família que foram costureiras. Em janeiro de 2020 eu tinha visitado uma tia e vi aquela fotografia da minha avó, bordando. Eu também estudo cinema e literatura e fui escrevendo sobre filmes que tinham costureiras, memórias, literatura, artes manuais, sertões… enfim, foi uma mistura muito boa!”

A surpresa não foi só da pedagoga, mas também de uma aluna da UFSJ que fez a prova e reconheceu a fonte e a beleza da questão. “Quando descobri que a fotografia era de uma professora da UFSJ, achei mais bonito ainda, senti um orgulho. Dos quatro exames que já fiz, não me recordava de ter visto nada assim, tão artístico e afetuoso. Acho que tem a ver com a troca de governo”, declara Greycyelly Miranda, que assina esse texto (e marcou como resposta a letra C).

Questionada sobre a relação de seu trabalho com o contexto atual, Giovana refletiu sobre o uso de seu bordado no exame que abre as portas da universidade pública para estudantes de todo o país. “Penso que ele se relaciona com um novo modo de pensar as questões geográficas, históricas, sociais que levam a subjetividade, as vivências, as (auto)biografias em consideração. É um outro jeito de pensar, e o Enem traz esses desafios para os candidatos – interpretar, ir além, não ficar preso aos conceitos muito ‘quadrados’.”

Para quem encontrou essa questão entre as demais da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Giovana Scareli deixa um recado: “Espero que o impacto já tenha sido encontrar uma fotografia bordada numa prova do Enem! E, para além disso, pensar quantos caminhos foram construídos por essa avó, porque a autora disse que isso é sertão… E, para quem já leu Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, vai entender uma frase desse romance incrível: Sertão é dentro da gente.”

Leia aqui o artigo de Giovana que inspirou a pergunta do Enem 2023.

Greycyelly Miranda
Estagiária ASCOM