Conquista histórica de PROPE e ASSIN possibilita a formação de redes internacionais

Publicada em 08/11/2023

Fortalecimento e consolidação da internacionalização dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) elaborado pela PROPE e ASSIN foi aprovado pela Fapemig. O montante é R$ 2.172.033,20.

O objetivo do projeto é fomentar e fortalecer a internacionalização da pós-graduação, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com a Política de Fortalecimento dos Cursos de Pós-Graduação e com a Política de Internacionalização da UFSJ.

Essa conquista histórica da UFSJ possibilitará que os estudantes da instituição façam doutorado sanduíche; que docentes dos programas de pós façam pós-doutorado no exterior;  que os programas de pós-graduação da UFSJ recebam pesquisadores visitantes estrangeiros;  que PROPE e ASSIN realizem seminário para fomento e fortalecimento da internacionalização institucional.

Para o professor André Baldoni, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, “essa conquista eleva, ainda mais, o patamar da nossa pós-graduação, pois o projeto possibilitará redes e parcerias internacionais, a cultura institucional de internacionalização passiva (envio de docentes e discente ao exterior) e ativa (recepção de docentes e discentes estrangeiros na instituição) e a formação de recursos humanos qualificados”, esclareceu.

Baldoni fez questão de frisar que a aprovação desse projeto “vem na esteira e como consequência dos grandes saltos da pós-graduação na UFSJ nos últimos anos, visto que em 2023 a pós-graduação bateu recorde de recepção de estudantes estrangeiros nos programas de pós; em 2022, a UFSJ recebeu o Prêmio Capes Elsevier de Produção Científica de Maior Impacto e, no mesmo ano, 50% dos programas institucionais subiram de nota na avaliação quadrienal”, elencou.

Para a assessora de Assuntos Internacionais, Liliane Sade, essa vitória representa “um divisor de águas e o reconhecimento de um trabalho colaborativo e bem-sucedido, realizado em parceria com a PROPE. Trabalho este que já garantiu a presença de 40 estudantes estrangeiros de 26 países nos programas de pós-graduação da instituição em 2024 e que agora é evidenciado e reafirmado com a aprovação da proposta contemplada pela Fapemig, que disponibilizará um montante altamente significativo para mais ações de internacionalização da pós-graduação, permitindo uma maior inserção da dimensão internacional nos currículos da pós-graduação, o aumento da visibilidade internacional da UFSJ para discentes, docentes e pesquisadores estrangeiros, a dinamização do processo de internacionalização em casa e a viabilização de visitas técnicas, desenvolvimento de recursos humanos e aumento de projetos e publicações internacionais para os discentes e para os servidores que atuam na pós-graduação da instituição”, finalizou.