Campus Santo Antônio recebe, de 12 a 15, a 3ª CBAC

Publicada em 10/11/2023

O mês de novembro vai ser bastante lúdico no Campus Santo Antônio da UFSJ. De 12 a 15 de novembro ocorre a 3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC 2023). Idealizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) desde 2018, o evento é organizado pela RBAC-Núcleo Vertentes, pelo CyRoS (Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ) e pelo MIT Media Lab.

A Conferência deste ano tem como tema Saberes a compartilhar, caminhos a trilhar. E como é voltada para área educacional, conta com a presença de educadores, artistas, psicólogos, estudantes e pesquisadores renomados, como Natalie Rusk (MIT Media Lab) e Leo Burd (MIT Media Lab e RBAC). A proposta é promover um encontro para a discussão da aprendizagem nas escolas públicas com base na criatividade, na arte e na tecnologia.

A abertura é neste domingo, dia 12, das 14h às 18h30, no Theatro Municipal de SJDR. Ao longo da semana, todas as atividades serão realizadas no CSA. Inscrições e programação completa disponíveis neste endereço.

Aprendizagem Criativa?
Proposta por Mitchel Resnick, do MIT Media Lab, esse método pedagógico se baseia principalmente no construcionismo de Seymour Papert (MIT), que se inspirou nas ideias de Piaget, Paulo Freire, Montessori e outros grandes pensadores.

Seus fundamentos devem ser vistos como um corpo teórico vivo, em constante refinamento, que se fortalece tanto com teorias já aclamadas, como também por meio das experiências e reflexões pessoais de educadores do mundo todo.

Aqui, o processo educacional, de acordo com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), não acontece de forma linear: segue uma espiral onde imaginamos o que gostaríamos de criar, construímos algo, brincamos com materiais e ideias, compartilhamos nossas criações e refletimos sobre o como e o que aprendemos, voltando a imaginar novamente.

Esses passos continuam em sequência ou se voltam sobre eles mesmos, explorando temáticas e habilidades relevantes como proposto na metodologia dos Quatro P’s: projetos, paixão, pares e pensar brincando. Seja na construção de um carrinho, um poema, ou um programa de computador, desde que significativo para quem ensina e para quem aprende.

A RBAC considera, ainda, um “quinto P” – o do propósito. “Acreditamos que nossas iniciativas se tornam ainda mais relevantes e enriquecedoras quando vão além do crescimento individual e situam o aprendizado no contexto social, cultural e ambiental em que vivemos”, explicam.

UAI-FIC 2023
Já vamos anunciar: de 16 a 17 de novembro acontece, também no Campus Santo Antônio, gratuitamente, o 3º Festival de Invenção e Criatividade-Vertentes (UAI-FIC 2023), realizado pela RBAC-Núcleo Vertentes, com mostra de trabalhos criativos e oficinas lúdicas variadas, para professores e crianças. Acompanhe a programação de oficinas e se inscreva neste link.

Gabriela Lima
Estagiária ASCOM