Recursos da Fapemig incrementam parceria entre UFSJ e setor produtivo

Publicada em 15/11/2023

 

R$ 3.070.838,28. Este é o valor conquistado pela UFSJ por meio dos editais “Compete Minas” e “Incremento da Tecnologia”, ambos da Fapemig. Os editais para inovação são ações para o desenvolvimento do sistema mineiro de Ciência, Tecnologia e Inovação, para estabelecer alianças estratégicas entre a academia e o setor produtivo, além de aumentar a competitividade das empresas. 

Os resultados irão impactar positivamente o desenvolvimento econômico, social e sustentável do estado de Minas Gerais, principalmente nas cidades com campi da UFSJ. Para o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica e Social (NETEC), professor Paulo Granjeiro, “os recursos serão destinados a parcerias estratégicas da UFSJ com empresas para o desenvolvimento de produtos, investimentos em empresas que fazem parte da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico (INDETEC) e para o incremento das tecnologias que vêm sendo desenvolvidas nos laboratórios da UFSJ, com aquisição de equipamentos.”  

Tais recursos são fundamentais para aumentar a possibilidade de Transferência de Tecnologia das patentes da UFSJ para empresas que irão explorar economicamente os produtos ou processos e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

 

Veja os projetos contemplados:

 

*Chamada 12/2022 - Compete Minas – Linha Tríplice Hélice: Projeto contemplado intitulado Bioimpressão 3D de uma solução colagênica animal-free com potencial aplicação na cicatrização de feridas.

 

*Chamada 13/2022 - Compete Minas - Linha empresas, startups e cooperativas - Subvenção econômica à inovação: projeto Desenvolvimento de tecnologia de estabilização de emulsão de licor creme a base de leite e café.

 

*Chamada 10/2023 - Incremento da maturidade da inovação e escalonamentos de tecnologias: em parceria com a empresa BIOLAB Farmacêutica. 

*Chamada SEED GOV 2023: projeto Avaliação do risco operacional de transformadores em formato de plataforma de software como serviço.

Texto: Gabriella Canuto 

Edição: Luciene Tófoli