Grupo Casa Aberta traz "Helena" à Sala Preta do CTAN

Publicada em 17/11/2023

Um espetáculo que fala de encontros amorosos na interface entre teatro, dança e música. Assim pode ser definida a peça Helena, que será encenada neste sábado, 18, às 20h, e no domingo, 19, às 19h, na Sala Preta (CTAN). A direção é dividida entre a professora do Departamento de Artes da Cena, Juliana Mota, e Cristiano Reis. O espetáculo tem entrada franca, com ingressos sendo retirados neste link.

Nesse novo espetáculo do Grupo de Pesquisa e Extensão Casa Aberta, o roteiro se baseia numa história real, vivida nos anos 60, que se cruza com experiências dos artistas envolvidos nessa criação, numa dinâmica que traz encantamentos, encontros e desencontros, próprios das relações amorosas. De acordo com Juliana Mota, Helena chega como uma forma de discutir na cena contemporânea a possibilidade de viver a intimidade, de entregar-se e ser visto profundamente pelo outro.

Casa Aberta
O Casa Aberta está constantemente buscando formas de se integrar à comunidade local, promovendo projetos e ações em parceria com diversos setores locais. Em 2022, foi desenvolvido o projeto As Nossas Canções, que ocupou as praças da cidade para artistas e público cantarem numa só voz. Uma “feliz parceria” com os professores do Departamento de Música da UFSJ, Marcos Filho e Valéria Braga. As Cantadeiras circulou por escolas, praças, abrigos e APAC. Aos Meus Velhos Pretos convidou a buscar novos passos, novas relações, novas (re)construções.

Ficha Técnica
Helena
Direção: Juliana Mota e Cristiano Reis
Direção Musical: Pedro Barsa
Atuação: Bruna Guimarães, Everton Kaian, Juliana Mota, Pedro Barsa, Rafael Morais, Sofia Freitas
Composições: Pedro Barsa e Bruna Guimarães
Dramaturgia: Everton Kaian e Bruna Guimarães
Iluminação: Maria Clara Nardy e Rapha-el Gomez
Figurino: Marie, Bruna Guimarães, Everton Kaian e Sofia Freitas
Músicos: Klesley Bueno, Ana Gabriela Lobato, Natanael Silva
Equipe de comunicação: Mariana Herrera e Laiene Belmonte
Fotografias: Pedro Gonzalez e Mariana Herrera
Arte Gráfica: Rapha-el Gomez
Consultoria coreográfica: Morena Nascimento
Apoio: DEACE, COTEA, PPGAC, DIPRE, PROEX, UFSJ